• Sobre Nós
  • Anunciar
  • Política de Privacidade
  • Contato
Vozes Comunicação
  • Home
  • Segurança
    • Crônicas do Coronel
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Saúde
    • Nutri em Ação
    • Saúde Emocional
  • Educação
  • Mundo
  • Colunas
    • Trabalho
    • Nas ondas do rádio
    • No ângulo
    • O foco é educação
    • Prega fogo e larga brasa
    • Seus Direitos
  • Colunistas
    • Amanda Vidal
    • Ana Karina Wiermann
    • Cel Júlio Cezar Costa
    • Cleilton Gomes Filho
    • Dr Eliezer Siqueira
    • Dr Gustavo Peixoto
    • Elimar Leal
    • Fernando Capez
    • Fernando Zambom
    • Jair Oliveira
    • Karina Uchôa
    • Laudiceia Veloso
    • Steleijanes Carvalho
  • Esportes
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Segurança
    • Crônicas do Coronel
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Saúde
    • Nutri em Ação
    • Saúde Emocional
  • Educação
  • Mundo
  • Colunas
    • Trabalho
    • Nas ondas do rádio
    • No ângulo
    • O foco é educação
    • Prega fogo e larga brasa
    • Seus Direitos
  • Colunistas
    • Amanda Vidal
    • Ana Karina Wiermann
    • Cel Júlio Cezar Costa
    • Cleilton Gomes Filho
    • Dr Eliezer Siqueira
    • Dr Gustavo Peixoto
    • Elimar Leal
    • Fernando Capez
    • Fernando Zambom
    • Jair Oliveira
    • Karina Uchôa
    • Laudiceia Veloso
    • Steleijanes Carvalho
  • Esportes
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Vozes Comunicação
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Política

Congresso derruba parte dos vetos à lei que trata da exploração de minérios nucleares

Cleilton Gomes por Cleilton Gomes
in Política
0 0
0
Congresso derruba parte dos vetos à lei que trata da exploração de minérios nucleares
0
Compartilhamentos
1
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

A lei 14.514/2022 também regulamenta as competências da ANM. Mas veto à parte do texto que reforça a estrutura da agência ainda não foi derrubado

O Congresso Nacional derrubou parte do veto da lei 14.514/2022, que trata sobre a exploração de minérios nucleares e regulamenta as competências da Agência Nacional de Mineração (ANM). O veto rejeitado estende até 31 de dezembro de 2025 o prazo para que as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de energia elétrica apliquem obrigatoriamente 0,5% de sua receita operacional líquida em pesquisa e desenvolvimento do setor elétrico e 0,5% em programas de eficiência energética.

O texto é uma mudança no caput I do artigo 1º da lei 9.991/2000, que  — até a última alteração  — determinava que o prazo para esses percentuais de investimento terminasse em 31 de dezembro de 2022.

O professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Brasília (UnB) José Alexander Araújo explica que a mudança “não traz impacto financeiro presente para os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação”.

“O que acontece é que a lei 9.991 previa que, em 2023, o percentual de 0,5% de investimento em P&D [pesquisa e desenvolvimento] seria aumentado para 0,75% e o percentual de investimento em eficiência energética cairia de 0,5% para 0,25%. Então, o prejuízo é no sentido de que esperava-se nesse ano um aumento percentual nos investimentos de P&D e inovação tecnológica e uma redução nos investimentos de eficiência energética.”

Portanto, após a derrubada do veto, a norma estabelece que, a partir de 2026, as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica ficam obrigadas a aplicar, anualmente, o montante mínimo 0,75% de sua receita operacional líquida em pesquisa e desenvolvimento do setor elétrico e, no mínimo, 0,25% em programas de eficiência energética, somando 1% da receita líquida — conforme determina a lei 9.991/2000.

O deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG) destaca a importância desse investimento em pesquisa e desenvolvimento no setor energético.

“Hoje o mundo vive o desafio de produzir alimentos, riquezas e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente. Então, as companhias energéticas utilizam os recursos naturais, que é um bem de toda a população, especialmente do nosso país. Por isso é fundamental esse recurso ser aplicado na utilização e especialmente no uso racional e na eficiência energética e em todos os setores da economia do nosso país.”

 

Outros vetos

A lei 14.514, sancionada no final do ano passado, determina — entre outros pontos — que a Agência Nacional de Mineração (ANM) fique responsável pela regularização, normatização, autorização, controle e fiscalização das atividades de pesquisa e lavra de minérios nucleares no país. No entanto, alguns vetos no texto impedem que a agência desempenhe as novas funções, além das que ela já executa. A ANM tem passado por constantes cortes orçamentários que enfraquecem sua atuação plena.

Entre os principais vetos que prejudicam a ANM estão:

  1. A criação de 95 cargos adicionais na estrutura agência (que contaria com 349 no total);
  2. A reformulação do Fundo Nacional de Mineração, para utilizá-lo como fundo de gestão da ANM, a fim de financiar o aparelhamento e operacionalização das atividades, prover e financiar estudos e projetos, desenvolvimento tecnológico e inovação do setor mineral, incluindo segurança de barragens, fechamento de mina, desenvolvimento de mineração sustentável e fomento à pesquisa, à lavra de minérios nucleares e à segurança nuclear.
  3. O alinhamento da remuneração dos servidores da ANM com as demais agências reguladoras, considerando a equivalência das atribuições entre esse tipo de autarquia no país.

O deputado federal Zé Silva, presidente da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável, defende a derrubada desses vetos para fortalecimento da estrutura da agência. Segundo ele, sem uma ANM forte, não há perspectivas de retomada da indústria no Brasil, de transição energética ou de reduzir a dependência do nosso agronegócio da importação de fertilizantes e outras matérias-primas.

“Com a ANM forte, nós estaremos garantindo a segurança jurídica para os empreendedores, a fiscalização adequada, o aumento do conhecimento geológico e, especialmente, a segurança ao meio ambiente, à vida humana e à vida animal de que a mineração será mais sustentável possível. Por isso é importante [ter] a agência estruturada, com profissionais valorizados, bem remunerados e qualificados; a modernização da tecnologia da informação para garantir celeridade nos processos de novos empreendimentos minerários; otimizar a fiscalização e a utilização da CFEM [Compensação Financeira pela Exploração Mineral]; e, principalmente, garantir a reindustrialização do Brasil.”

Fonte: Brasil 61

Cleilton Gomes

Cleilton Gomes

Vozes Comunicação

O Portal VOZ.ES é um canal de informação com uma visão diferenciada dos fatos marcantes do dia. Notícias apuradas, comentadas e noticiadas por uma equipe de profissionais qualificados em vários segmentos. Quem tem informação tem poder e quem tem VOZ tem VEZ!.

Siga nossas redes

Busca por Categorias

  • Agro
  • Agro
  • Amanda Vidal
  • Ana Karina Wiermann
  • Artigo
  • Assistência Social
  • Cel Júlio Cezar Costa
  • Cidades
  • Cleilton Gomes Filho
  • Colunas
  • Conjuntura Politica
  • Crônicas do Coronel
  • Cultura
  • Destaques
  • Dr Eliezer Siqueira
  • Dr Gustavo Peixoto
  • Economia
  • Educação
  • Elimar Leal
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Fernando Capez
  • Fernando Zambom
  • Games
  • Geral
  • Geral
  • Governo
  • Internacional
  • Jair Oliveira
  • Justiça
  • Karina Uchôa
  • Laudiceia Veloso
  • Ministro Augusto Nardes
  • Mundo
  • Nas ondas do rádio
  • No ângulo
  • Nutri em Ação
  • O foco é educação
  • Outros
  • Pedro Ivo de Sousa
  • Polícia
  • Política
  • Prega fogo e larga brasa
  • Religião
  • Saúde
  • Saúde Emocional
  • Sebastião Demuner
  • Segurança
  • Seus Direitos
  • Social
  • Social
  • Steleijanes Carvalho
  • Tecnologia
  • Tecnologia
  • Trabalho
  • Turismo
  • Um Aparte
  • Wesley Neves

Notícias Recentes

SUS amplia proteção vacinal contra a doença pneumocócica com incorporação de novo imunizante

SUS amplia proteção vacinal contra a doença pneumocócica com incorporação de novo imunizante

03/06/2026
Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves recebe estudantes do Programa Nacional de Vivência no SUS

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves recebe estudantes do Programa Nacional de Vivência no SUS

03/06/2026
Espírito Santo é destaque na Olimpíada de Professores de Matemática do Brasil

Espírito Santo é destaque na Olimpíada de Professores de Matemática do Brasil

03/06/2026
  • Sobre Nós
  • Anunciar
  • Política de Privacidade
  • Contato

Copyright © 2025 Vozes Comunicações - Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Segurança
    • Crônicas do Coronel
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Saúde
    • Nutri em Ação
    • Saúde Emocional
  • Educação
  • Mundo
  • Colunas
    • Trabalho
    • Nas ondas do rádio
    • No ângulo
    • O foco é educação
    • Prega fogo e larga brasa
    • Seus Direitos
  • Colunistas
    • Amanda Vidal
    • Ana Karina Wiermann
    • Cel Júlio Cezar Costa
    • Cleilton Gomes Filho
    • Dr Eliezer Siqueira
    • Dr Gustavo Peixoto
    • Elimar Leal
    • Fernando Capez
    • Fernando Zambom
    • Jair Oliveira
    • Karina Uchôa
    • Laudiceia Veloso
    • Steleijanes Carvalho

Copyright © 2025 Vozes Comunicações - Todos os direitos reservados.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
Vá para versão mobile