• Sobre Nós
  • Anunciar
  • Política de Privacidade
  • Contato
Vozes Comunicação
  • Home
  • Segurança
    • Crônicas do Coronel
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Saúde
    • Nutri em Ação
    • Saúde Emocional
  • Educação
  • Mundo
  • Colunas
    • Trabalho
    • Nas ondas do rádio
    • No ângulo
    • O foco é educação
    • Prega fogo e larga brasa
    • Seus Direitos
  • Colunistas
    • Amanda Vidal
    • Ana Karina Wiermann
    • Cel Júlio Cezar Costa
    • Cleilton Gomes Filho
    • Dr Eliezer Siqueira
    • Dr Gustavo Peixoto
    • Elimar Leal
    • Fernando Capez
    • Fernando Zambom
    • Jair Oliveira
    • Karina Uchôa
    • Laudiceia Veloso
    • Steleijanes Carvalho
  • Esportes
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Segurança
    • Crônicas do Coronel
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Saúde
    • Nutri em Ação
    • Saúde Emocional
  • Educação
  • Mundo
  • Colunas
    • Trabalho
    • Nas ondas do rádio
    • No ângulo
    • O foco é educação
    • Prega fogo e larga brasa
    • Seus Direitos
  • Colunistas
    • Amanda Vidal
    • Ana Karina Wiermann
    • Cel Júlio Cezar Costa
    • Cleilton Gomes Filho
    • Dr Eliezer Siqueira
    • Dr Gustavo Peixoto
    • Elimar Leal
    • Fernando Capez
    • Fernando Zambom
    • Jair Oliveira
    • Karina Uchôa
    • Laudiceia Veloso
    • Steleijanes Carvalho
  • Esportes
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Vozes Comunicação
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Polícia

Entregadores protestam contra modalidade nova de trabalho do iFood

Vozes por Vozes
in Polícia
0 0
0
Entregadores protestam contra modalidade nova de trabalho do iFood
0
Compartilhamentos
0
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter
Rafael Cardoso – Repórter da Agência Brasil
Publicado em 28/11/2025 – 20:10
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 28/11/2025 – Entregadores fazem manifestação contra novas modalidades de entrega do aplicativo Ifood, na Cinelândia. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil
Versão em áudio

Um grupo de entregadores por aplicativo protestou nesta sexta-feira (28) contra uma modalidade nova de trabalho do iFood. Eles se reuniram na Cinelândia, região central do Rio de Janeiro, para pedir que a empresa reconsidere o sistema chamado de +Entregas, que prevê ao profissional agendar o horário de trabalho em uma região específica da cidade.

Segundo os manifestantes, o novo modelo engessa a jornada dos entregadores, causa desordem no mapa das entregas, provoca conflitos entre os próprios trabalhadores e diminui o valor das corridas.

“Uma das reivindicações dos trabalhadores há um tempo é o aumento da taxa mínima paga pelo iFood de sete para dez reais. Tudo aumentou: gasolina, manutenção das bicicletas e motos. E o lucro do iFood só aumenta a cada ano. Nessa nova modalidade, as taxas podem cair para R$ 3,30”, diz Alexandre Moizinho, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Direitos.

“Além disso, você precisa agendar o horário de entregas, o que tira a autonomia do entregador em relação ao próprio tempo, e ele fica obrigado a permanecer em um território esperando a corrida acontecer”, complementa.

Segundo o iFood, no sistema +Entregas o entregador agenda um período de três horas de trabalho em uma região específica da cidade. Ele recebe um valor fixo por hora disponível e um adicional por cada entrega concluída. Nessa modalidade, o entregador pode ter, no máximo, duas rotas canceladas ou rejeitadas no período agendado.

A plataforma argumenta que isso permite que o trabalhador aumente as chances de receber pedidos naquela área, otimize rotas e tenha mais controle sobre a jornada de trabalho. Diz ainda que os ganhos são acima da média e o entregador tem prioridade em receber pedidos em relação aos outros que não participam do “+Entregas”.

Relações de trabalho

Rio de Janeiro (RJ), 28/11/2025 – Entregadores fazem manifestação contra novas modalidades de entrega do aplicativo Ifood, na Cinelândia. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 28/11/2025 – Entregadores também criticaram o modelo de operador logístico, usado pelo iFood durante um tempo e a migração para o modelo de franquia. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil – Fernando Frazão/Agência Brasil

No protesto, os entregadores também criticaram o modelo de operador logístico (OL) usado pelo iFood durante um tempo e a migração para o modelo de franquia de serviço logístico. No OL, os entregadores estão subordinados a uma terceirizada. Ela atua como intermediária, e controla os pagamentos e a rotina de trabalho por regiões. Os profissionais trabalham por meio de contratos como microempreendedores individuais (MEI).

A outra opção é o trabalho independente, chamado de “nuvem”, quando o profissional se cadastra no iFood e define por conta própria os horários, a região e os pedidos.

“A verdade é que existia uma certa coação da plataforma para os trabalhadores entrarem para uma operadora logística. Se você quisesse trabalhar por conta própria, era impossibilitado, porque o seu aplicativo quase não tocava. Na operadora logística, você tinha que agendar horários de trabalho. Tinha cobrança se trabalhasse naquele dia, se atrasasse, se recusasse corrida. Uma forma do iFood se isentar das responsabilidades, porque a operadora logística cuidava dessa relação com o entregador. E o iFood foge dos processos trabalhistas”, diz Alexandre Moizinho.

Em nota enviada à Agência Brasil, o iFood disse que não opera mais com o modelo de OL. E que usa agora o EntreGô, uma franqueadora de serviços logísticos do próprio grupo empresarial. O objetivo declarado é o de oferecer “entregas seguras, com uma gestão padronizada e de maior qualidade”. E que o modelo teria surgido de “uma demanda dos próprios entregadores”.

Para entrar no novo modelo de franquia, os entregadores precisam abrir um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e se vincular à EntreGô como MEI.

O entregador Bruno de Souza, de 37 anos, trabalha com entregas pelo iFood há mais de quatro anos, e critica as modalidades de trabalho por OL e franquia.

“Quem trabalha de forma independente, o aplicativo disponibiliza menos entregas. As que aparecem normalmente são mais longas. Isso tudo é feito para para obrigar você a entrar para essas outras modalidades. Como as OLs receberam muito processo, o iFood arrumou essa outra forma de tentar forjar a relação trabalhista com os entregadores”, diz Bruno.

“É uma relação sem benefício algum. Eu mesmo agora estou com uma hérnia de disco, muitas dores no pé e perdi muita mobilidade. Nos últimos dias, não consegui trabalhar. E não tenho assistência, não posso acessar o INSS. É um relação de trabalho precarizada”, complementa.

Nota

O iFood disse, em nota, respeitar o direito à manifestação pacífica e à livre expressão dos entregadores e entregadoras. Segundo a empresa, o +Entregas é uma alternativa para os entregadores deixarem de receber exclusivamente por pedido e escolherem ganhar um valor pelo período trabalhado, com rotas mais curtas e concentradas nas regiões escolhidas.

A empresa diz que “a melhor forma de tentar comparar se o entregador ganhou mais ou menos” no modelo +Entregas é analisando os períodos. A implementação está sendo gradual em diferentes regiões do país e a adesão é opcional.

O iFood finaliza a nota dizendo que monitora “os resultados e análises para garantir que o modelo continue competitivo, eficiente e vantajoso para todos, além de continuar ouvindo dúvidas e sugestões”.

Vozes

Vozes

Vozes Comunicação

O Portal VOZ.ES é um canal de informação com uma visão diferenciada dos fatos marcantes do dia. Notícias apuradas, comentadas e noticiadas por uma equipe de profissionais qualificados em vários segmentos. Quem tem informação tem poder e quem tem VOZ tem VEZ!.

Siga nossas redes

Busca por Categorias

  • Agro
  • Agro
  • Amanda Vidal
  • Ana Karina Wiermann
  • Artigo
  • Assistência Social
  • Cel Júlio Cezar Costa
  • Cidades
  • Cleilton Gomes Filho
  • Colunas
  • Conjuntura Politica
  • Crônicas do Coronel
  • Cultura
  • Destaques
  • Detran
  • Direitos Humanos
  • Dr Eliezer Siqueira
  • Dr Gustavo Peixoto
  • Economia
  • Educação
  • Educação
  • EDUCAÇÃO
  • Elimar Leal
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Fernando Capez
  • Fernando Zambom
  • Fiscalização
  • Games
  • Geral
  • Geral
  • Governo
  • Internacional
  • Jair Oliveira
  • Justiça
  • Karina Uchôa
  • Laudiceia Veloso
  • Meio Ambiente
  • Ministro Augusto Nardes
  • Monumento Natural
  • Mundo
  • Nas ondas do rádio
  • No ângulo
  • Nutri em Ação
  • O foco é educação
  • Outros
  • Pedro Ivo de Sousa
  • Polícia
  • Política
  • Prega fogo e larga brasa
  • Programação
  • Religião
  • Saúde
  • Saúde Emocional
  • Sebastião Demuner
  • Segurança
  • Segurança Publica
  • Seus Direitos
  • Social
  • Social
  • Steleijanes Carvalho
  • Tecnologia
  • Tecnologia
  • Trabalho
  • Turismo
  • Um Aparte
  • Wesley Neves

Notícias Recentes

Com quase meio milhão de turistas internacionais, Brasil registra melhor mês de maio da história

Com quase meio milhão de turistas internacionais, Brasil registra melhor mês de maio da história

22/06/2026
Capacitação, equidade e representatividade marcam ciclo de palestras do 1º Congresso Estadual de Mulheres na Segurança Pública

Capacitação, equidade e representatividade marcam ciclo de palestras do 1º Congresso Estadual de Mulheres na Segurança Pública

22/06/2026
Rebeca Andrade volta com ouro no Pan de ginástica artística

Rebeca Andrade volta com ouro no Pan de ginástica artística

22/06/2026
  • Sobre Nós
  • Anunciar
  • Política de Privacidade
  • Contato

Copyright © 2025 Vozes Comunicações - Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Segurança
    • Crônicas do Coronel
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Saúde
    • Nutri em Ação
    • Saúde Emocional
  • Educação
  • Mundo
  • Colunas
    • Trabalho
    • Nas ondas do rádio
    • No ângulo
    • O foco é educação
    • Prega fogo e larga brasa
    • Seus Direitos
  • Colunistas
    • Amanda Vidal
    • Ana Karina Wiermann
    • Cel Júlio Cezar Costa
    • Cleilton Gomes Filho
    • Dr Eliezer Siqueira
    • Dr Gustavo Peixoto
    • Elimar Leal
    • Fernando Capez
    • Fernando Zambom
    • Jair Oliveira
    • Karina Uchôa
    • Laudiceia Veloso
    • Steleijanes Carvalho

Copyright © 2025 Vozes Comunicações - Todos os direitos reservados.

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
Vá para versão mobile