Vila Valério promove passeata em alusão ao Maio Laranja
A passeata percorreu a rua principal da cidade e contou com a participação de diversos alunos e todos estavam cientes da importância do enfrentamento contra o Abuso e à Exploração Sexual.
Aconteceu na manhã de terça-feira, 23, uma passeata afim de fazer a conscientização para o Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Vila Valério.
A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e contou com a colaboração das demais secretarias e os alunos das escolas da rede municipal de ensino, além de outras entidades públicas e privadas.
O dia nacional de mobilização contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é o dia 18 de maio, porém o município adiou esta data, pois a participação das escolas era fundamental, no dia em questão as escolas estavam em planejamento e não houve aulas o que impossibilitava a participação dos estudantes.
O Coordenador do CREAS, Frederico Alves Schmidt, falou sobre a importância da ação;
“Hoje estamos aqui nesta caminhada, para conscientizar a população sobre o nosso dever em combater o Abuso e Exploração Sexual e Crianças e Adolescentes, pois sabemos que elas são indefesas e temos o dever ético e moral de zelar por elas.”
A passeata percorreu a rua principal da cidade e contou com a participação de diversos alunos e todos estavam cientes da importância do enfrentamento contra o Abuso e à Exploração Sexual. Após a caminhada a concentração foi no pátio da igreja matriz, onde falas foram feitas relatando e alertando contra todo o tipo de violência que as crianças estão propensas a sofrer.
O dia 18 de maio foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.