Veja comparação entre as lives de Lula e Bolsonaro

Compartilhe

Cenário, modelo de entrevista e audiência marcam discrepância nas lives feitas pelo atual e pelo ex-presidente nas redes sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recorreu, nesta terça-feira, a uma estratégia adotada por seu antecessor no cargo, Jair Bolsonaro (PL): a aposta em lives nas redes sociais como forma de comunicação direta com seus apoiadores. Assim como o ex-mandatário fazia transmissões ao vivo do Palácio do Alvorada, o petista pretende usar o recurso com frequência a partir de agora. Veja as principais semelhanças e diferenças entre as transmissões feitas pelo atual e pelo ex-presidente. Confira:

 

Formato

Lula apostou em um modelo de live próximo ao do podcast, com entrevista feita pelo jornalista Marcos Uchôa, da TV Brasil. O formato é mais formal, mas torna, por outro lado, o conteúdo mais dinâmico, diz a pesquisadora em comunicação política Leticia Capone, do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política da PUC-Rio. Já Bolsonaro não contava com um intermediador em suas transmissões ao vivo. Ele mesmo conduzia as lives, inclusive quando contava com a participação de ministros e outros convidados.

— As estratégias são diferentes. Sem intermediário, a live de Bolsonaro passava a sensação de que falava diretamente para a audiência. Quando você tem um intermediário, retira-se um pouco da informalidade, mas o conteúdo fica menos cansativo — avalia Capone.

Lula ao lado do jornalista Marcos Uchôa — Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

 


Compartilhe