Sessão Solene na ALES homenageia os 133 anos de Cariacica
Trinta e uma entidades com projetos sociais no município receberam a Comenda Rômulo Neves Balestrero
Com a entrega da Comenda Monsenhor Rômulo Neves Balestrero para 31 entidades que cuidam de projetos sociais em Cariacica, a Assembleia Legislativa (Ales) homenageou os 133 anos da cidade. A sessão solene foi uma iniciativa do presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (Podemos).
Marcelo Santos recordou a história e avanços da gestão pública do município, lembrando que no passado ocorreram assassinatos de ex-prefeitos: “(…) mas que a partir do mandato do seu pai Aloísio Santos, o quadro começou a mudar, e depois veio Helder Salomão, mas não foi fácil romper esse ciclo, mas ele e Helder mudaram Cariacica para melhor em seus mandatos, e depois veio uma administração desastrosa por dois mandatos, sem capacidade de gestão, estagnando a cidade por dois mandatos, até surgir o prefeito Euclério Sampaio, com muitos investimentos em todo o município, ultrapassando R$ 1 bilhão”, disse.
O deputado Alexandre Xambinho (PSC) destacou a importância de Cariacica para a economia do Espírito Santo. Também discursaram o deputado federal Messias Donato (Republicanos) e a secretária estadual de Direitos Humanos, Nara Borgo.
Durante o evento, Marcelo Santos entregou o Título de Cidadão Espírito-Santense ao presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás (Sindigás), Sérgio Nogueira Melo.
Várias autoridades participaram da mesa de honra do evento: além de Donato, Marcelo Santos e Xambinho, os vereadores Édson Nogueira e Irmã Dulce (Cariacica), Daniel Etcheverry e Tobias Scherrer (Piúma), Osvaldo Maturano (Vila Velha) e Luiz Paulo Amorim (Vitória). E ainda a secretária estadual Nara Borgo; o subsecretário estadual da Casa Civil, Sandro Locutor; a secretária de Ação Social de Cariacica, Danyelle de Souza Lírio; e as promotoras de Justiça Maria Clara Mendonça Perim (Serra) e Monia Barbosa Ribeiro (Cariacica).
História
Cariacica se tornou município independente em 30 de dezembro de 1890, quando houve o desmembramento definitivo de Vitória. A história do povoamento de Cariacica se confunde um pouco com o de Viana. No final do século XVI e início do século XVII os portugueses fizeram incursões pelo Rio Jucu, partindo de Vila Velha, atingindo o atual território cariaciquense. Assim se formaram fazendas de cana-de-açúcar e engenhos, que aumentaram em número a partir da ocupação jesuítica, no século XVII.
Comenda
Criada por meio da Resolução 3.589/2013, de autoria de Marcelo Santos, a Comenda Monsenhor Rômulo Neves Balestrero homenageia personalidades e entidades que são protagonistas de ações sociais e religiosas. O nome da comenda é uma homenagem ao padre Rômulo Balestrero, que realizou inúmeras obras sociais na Paróquia Bom Pastor, em Campo Grande, Cariacica, e faleceu em 2008.
Homenageados
- Acacci – Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (representada pelo diretor-presidente Francisco Carlos Gava)
- IAB – Instituto Américo Buaiz (representado pela gerente-executiva Paula Resende Martins)
- VIX Invisível (representado pela cofundadora da instituição, Isadora Santos)
- Instituto Raízes (representado pela coordenadora de projetos, Muriel Rodrigues Falcão)
- Fundação Rômulo Neves Balestreiro – Rádio América (representada pelo diretor-executivo Alessandro Gomes)
- Associação Geloboll Futebol Clube (representada pelo presidente Diego Lemos)
- Projeto Social Coração Aberto (representado pelo fundador Daniel Endlich)
- CUFA/ES – Central Única das Favelas do Espírito Santo (representada pelo presidente Gabriel Costa da Silva)
- ADESCEES – Agência de Desenvolvimento Econômico, Social, Cultural e Esportivo do Espírito Santo (representada pelo presidente Márcio Macedo Mello)
- Primeira Igreja Batista de Barra do Itapemirim (representada pelo pastor William Gouveia Couto)
- Associação dos Amigos do Ambulatório Santa Rita de Cássia – ASSAMASRI (representada pelo presidente Luiz Paulo Rodrigues de Amorim)
- Caoca – Casa de Atendimento e Orientação a Crianças e Adolescentes (representada pela coordenadora Ticiana Vitória Façanha da Silva)
- AAML – Associação Albergue Martim Lutero (representada pelo presidente Vanderlei Boldt)
- Projeto Amor Solidário (representado pela presidente Adriana Regina Sá Silva de Aquino)
- Assistência Social Irmã Dulce (representada pela presidente Dulce Menenguci Rodrigues dos Santos)
- Amaes – Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (representada pela presidente Pollyana Paraguassú)
- Cáritas Diocesana de Colatina Obra Social Santa Luzia – Espaço da Alegria de Pancas (representada pela diretora financeira Milena Barbosa Romais)
- Associação Lar Semente do Amor (representada pelo presidente Pedro Deps Neto)
- Comunidade Terapêutica Unidos pela Vida (representada pela secretária e diretora financeira Naira Anne Castilho Nobre)
- Casa de Apoio Campo Grande (representada pela assistente social responsável Vivian Salles de Souza)
- Núcleo Social Roger Fernandes Rodrigues (representado pelo presidente Luan Fernandes Rodrigues)
- Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Vitória (representada pelo coordenador arquidiocesano da pastoral Júlio César Pagotto)
- Condomínio Maçônico de Cariacica (representado pelos veneráveis mestres Rafael Pádua Rocon, da Loja Inspiração e Luz; Verdiomar Fraga, da Loja Sebastião Rodrigues de Souza; e Rodrigo Rocha, da Loja Luzes da América)
- Instituto Artes Sem Limite (representado pela coordenadora Maria dos Santos Rufiniano)
- Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente (não enviou representante)
- Federação das Apaes do Espírito Santo (representada pelo presidente Vanderson Roberto Pedruzzi Gaburo)
- Sociedade Assistencial de Amparo à Velhice – Lar Vovó Izalina (representada pela coordenadora Maria José Scherres Alpoim)
- GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (representado pela relações públicas da Instituição Anáyle Pereira)
- Lar de Idosos “Adelson Rebello Moreira” (representado pelo presidente Áttila Miranda Marques)
- Instituto Pratti Chagas – Serenata D’ Favela (representado por Scheila Rodrigues)
- Associação de Resgate e Tratamento de Animais Abandonados de Vitória – Patinhas Carentes (representada por Marina Allemand Damião)