Serra realiza campanha educativa sobre uso de Ciclomotores
A ação de conscientização acontece nesta quinta-feira (13) em diversos bairros do município
Uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) entrou em vigor na última segunda-feira, 3, para regular o uso de bicicletas elétricas, ciclomotores e outros veículos individuais.
A fim de conscientizar os condutores e explicar sobre as novas regras propostas pelo Contran, o Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra, realizará, nesta quinta-feira (13), blitze educativas por diversos bairros do município.
As blitze serão realizadas pela manhã e à tarde, sairão do Parque da Cidade e serão feitas de modo itinerante, passando por vários lugares no mesmo dia, como Manguinhos, Jacaraípe e Parque Residencial Laranjeiras.
O principal objetivo é reeducar os condutores para a nova resolução e garantir a segurança tanto daqueles que trafegam no veículo, quanto dos pedestres.
“Essa campanha é uma estratégia mais pontual sobre as novas regras, de maneira totalmente educativa e com a finalidade de explicar a mudança do Código de Trânsito Brasileiro”, afirma a chefe do NET, Rosemary Kehler.
Confira as novas regras:
Ciclomotores
São veículos de duas ou três rodas, elétricos ou à combustão, que atingem velocidade de até 50 quilômetros por hora. A partir da resolução, agora são classificados como motocicletas, portanto necessitam de registro e emplacamento junto ao Detran; os condutores necessitam de carteira de habilitação A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores); e é preciso utilizar equipamentos de segurança na condução, como o capacete.
Bicicletas elétricas
A nova regra é válida para as bicicletas com motor elétrico de assistência que atingem 32 quilômetros por hora. Apesar de não precisar registro, emplacamento ou habilitação, é necessário utilizar equipamentos de segurança, como indicador de velocidade, campainha e sinalização.
Patinetes, skates e monociclos motorizados
Esses itens são considerados equipamentos de mobilidade individual autopropelidos – que possuem sistema de propulsão próprio. Assim como as bicicletas elétricas, é necessário utilizar equipamentos de segurança, como indicador de velocidade, campainha e sinalização.