Nasce 1º bebê após transplante de útero fora de um ensaio clínico

Compartilhe

Caso ocorreu nos EUA – a mãe foi diagnosticada com condição rara caracterizada por ausência de útero. Técnica já havia sido usada antes, mas sempre como parte de um estudo.

Pela primeira vez no mundo, uma mulher deu à luz um bebê saudável após receber, fora de um ensaio clínico, um transplante de útero de uma doadora falecida. O anúncio foi feito na segunda-feira (24) pela Universidade do Alabama em Birmingham (UAB), nos Estados Unidos.

A técnica já havia sido usada antes, mas sempre como parte de um estudo – a primeira vez foi em 2017, realizada por médicos brasileiros do Hospital das Clínicas da USP.

O programa de transplante de útero da UAB é o primeiro no mundo que não faz parte de uma pesquisa clínica. O caso de Mallory, que preferiu não divulgar seu sobrenome, foi celebrado pela equipe médica.

Este nascimento é uma evidência que nos assegura que esta tecnologia emergente – esta terapia inovadora –, que é necessária há tanto tempo, realmente, realmente funciona.
— Paige Porrett, diretora no Comprehensive Transplant Institute da UAB

Segundo a universidade, a infertilidade do fator uterino pode afetar até 5% das mulheres em idade reprodutiva em todo o mundo.

Nosso objetivo e sonho para este programa são tornar esta rotina para mulheres que querem vivenciar a gravidez e o parto, mas não podem por diversos motivos de saúde.
— Anupam Agarwal, vice-presidente da UAB e reitor da Heersink School of Medicine (escola de Medicina da UAB)

Compartilhe