Luciano Huck critica indicação de Mantega à Vale e questiona interferência política do Governo Lula

Compartilhe

Luciano Huck, apresentador de televisão e crítico do ex-presidente Jair Bolsonaro, criticou a interferência política em empresas brasileiras, em especial a Vale. Em uma declaração feita no Twitter/X, Huck reagiu à tentativa do Governo Lula de nomear o economista Guido Mantega para o comando da Vale, questionando a ingerência política na gestão da empresa.

“Para pensar: se uma empresa privatizada como a Vale tem este grau de ingerência política, imagina as estatais,” disse Huck. Ele prosseguiu destacando a relação entre tais práticas e o desempenho econômico do país: “Isso é uma das raízes do nosso baixo crescimento e da nossa baixa produtividade. Isso precisa mudar, se a gente quiser gerar oportunidades para todos para valer.”

O posicionamento de Huck não é novo. Ele foi um dos signatários da “Carta pela Democracia”, lida na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em 2022, um documento que, na época, foi interpretado pelo governo Bolsonaro como um endosso à candidatura de Lula à Presidência.

Após a posse de Lula, Huck abriu o programa Domingão em janeiro de 2023 com uma mensagem de esperança e união para o Brasil. “Depois do ano eleitoral mais tenso desde a redemocratização, com a sociedade muito dividida, com constantes ameaças à nossa democracia, hoje a gente abre um novo ciclo,” afirmou Huck. Ele expressou otimismo para o futuro, enfatizando a necessidade de “reconciliar o país” e enfrentar os “problemas sérios do país”.

 


Compartilhe