Hospital Jayme é escolhido para implantar projeto-piloto do novo sistema de Notificação de Óbitos

Compartilhe

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, foi escolhido para a implantação do projeto-piloto de Notificação de Óbitos – Doação de Córneas (NODC). A parceria da unidade com a Central Estadual de Transplantes (CET-ES) teve início na última quinta-feira (18) e o projeto inovador para o Espírito Santo pretende aumentar o número de potenciais doadores de córneas e, consequentemente, zerar a fila de pessoas que esperam por um transplante de córnea no Estado.

“Há alguns anos, o Espírito Santo já teve a fila por um transplante de córnea zerada. Agora, damos mais um passo para que este desafio seja possível. Escolhemos o Hospital Dr. Jayme porque vocês são nosso parceiro antigo e estão sempre prontos a ajudar. Vamos melhorar o processo de trabalho, informatizá-lo e estreitar a comunicação para que alcancemos todos os possíveis doadores”, explicou a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Maria Machado.

Ela explicou que com o novo sistema, os fluxos serão informatizados e melhorados. O profissional notificador vai acessar o sistema via site da Secretaria da Saúde (Sesa), preencher os campos e, automaticamente, o Banco de Olhos será acionado para uma possível doação de córneas. “Com a informatização da ficha de notificação teremos a avaliação em tempo real do paciente que está apto à doação de córneas, traduzindo no tempo mais ágil para analisarmos se o paciente atende ou não aos critérios de doação”, destacou Machado.

O sistema foi construído com a ajuda de muitos profissionais, entre eles, a Central Estadual de Transplantes, a CET-ES, o Núcleo Estadual de Captação de Órgãos (NECO), a Gerência de Tecnologia da Informação da Sesa e a Pro-Memória, empresa responsável pela criação do novo sistema. A segunda fase envolve, justamente, a utilização desse sistema.

“Estamos treinando os profissionais e explicando cada funcionalidade. O sistema entrará em funcionamento ao longo da semana e, nos próximos dias, faremos todos os testes. Esse é o período para acharmos os erros, melhorarmos os processos e identificarmos qualquer outra questão. Após esse período, o objetivo é expandir o sistema para todo o Estado”, explicou o desenvolvedor do sistema, Rodrigo Braga Ceglias.

O lançamento do projeto-piloto Notificação de Óbitos – Doação de Córneas contou com a participação dos subsecretários de Estado de Atenção à Saúde, José Tadeu Marino, e de Regulação do Acesso em Saúde, Gleikson Barbosa do Santos, além das equipes da Central Estadual de Transplantes, do Núcleo Estadual de Captação de Órgãos e da Pró-Memória. Representando o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, estavam presentes o diretor-geral, Joubert Andrade Silva, e a diretora técnica da unidade, Juliana Tavares, ao lado de gerentes, coordenadores e profissionais assistenciais que farão uso do novo sistema.

“Nós temos trabalhado para dar suporte e melhorar as condições das equipes de notificação e captação de órgãos. Investimos nas Comissões Intra-Hospitalares para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs). Queremos que os transplantes aconteçam, queremos dar vida a quem aguarda nas filas, mas, para isso, esbarramos no início do processo que são os centros captadores. Precisamos fazer a nossa parte”, explicou Marino.

 


Compartilhe