Fluminense vira sobre Flamengo e conquista Taça Guanabara
Jogo de emoção. Teve golaço, expulsão e virada para o Fluminense conquistar sua 12ª Taça Guanabara no Maracanã, ao vencer o Flamengo por 2 a 1, nesta quarta-feira. Após um primeiro tempo de predomínio rubro-negro, o time de Fernando Diniz soube se reinventar para virar o jogo diante do maior rival. O golaço de Cebolinha, ainda no primeiro tempo, foi ofuscado pelos tentos de Cano e Pirani na segunda etapa.
Vantagem na semi
Com o resultado, o Fluminense garantiu vantagem de dois resultados iguais em saldo na semifinal do Campeonato Carioca, ao terminar em primeiro lugar a Taça Guanabara. O Tricolor aguarda a definição do confronto da próxima fase. O Flamengo, que está em segundo, pode cair para terceiro caso o Vasco vença o Bangu nesta quinta. O Volta Redonda é outro classificado e ficará em quarto caso o Vasco pontue. As semifinais serão no domingo (12) e segunda-feira (13).
O primeiro tempo
O jogo começou muito brigado no Maracanã. Ambas as equipes cederam pouco espaço e deram ao jogo uma pegada mais física do que técnica. Nesse cenário, o Flamengo foi superior porque conseguiu ser mais efetivo em sua marcação e contou com brilho individual de Cebolinha para abrir o placar diante de uma defesa muito fechada do Fluminense. Em uma bela jogada, ele aplicou uma caneta em Samuel Xavier na ponta esquerda, invadiu a área, driblou Nino e bateu rasteiro para marcar. As chances do Fluminense aconteceram em chutes de média distância de Cano, que foi pouco municiado. Gabigol chegou a marcar, mas o árbitro, com auxílio do VAR, anulou por conta de falta de Matheus França em André.
O Fluminense voltou com mais ímpeto para o segundo tempo, com as entradas de Pirani e Lima. O Flamengo, por sua vez, viu o fôlego se esvaziar e, consequentemente, cedeu mais espaços para o adversário. Após um contragolpe rápido, Arias encontrou Cano livre na área, e o argentino bateu firme para marcar. Vítor Pereira promoveu a entrada de medalhões como Everton Ribeiro e Vidal em campo, mas o time não evoluiu e continou correndo atrás da equipe tricolor. Aos 39, Pirani recebeu livre na área para virar. O jogo, que já dava sinais de tensão desde o início, voltou a esquentar. Gerson chutou Giovanni no chão, e deu início a um empurra empurra, que resultou em alguns cartões amarelos e na expulsão de Felipe Melo, que mal entrara e nem sequer havia tocado na bola. A partida ficou um longo tempo parada, mas ao ser retomada, o Fluminense conseguiu segurar as ofensivas rubro-negras para garantir a vitória.
Felipe Melo foi um dos personagens do Fla-Flu desta quarta-feira. Já no final do jogo, poucos minutos após entrar em campo, o volante foi expulso após uma confusão ocasionada por uma falta de Gerson em Giovanni. No lance, o jogador partiu para cima dos jogadores do Flamengo e acabou recebendo o cartão vermelho direto. Estopim da confusão, Gerson saiu somente com um cartão amarelo.