Escolas em Vila Velha recebem oficinas de confecção de livros sensoriais artesanais
Estimular as crianças a produzirem os seus próprios livros, explorando texturas e ajudando a desenvolver a percepção sensorial, a coordenação motora e a criatividade de forma lúdica e divertida. Essa é proposta da oficina “A Aventura de Construir”, que está sendo realizada em escolas da rede municipal de Vila Velha pela escritora e professora Neusa Jordem Possatti.
Nesta quinta-feira (25), a iniciativa acontece na UMEF Giovani Cavallieri, em Ataíde. Com duração aproximada de seis horas, a oficina ensina o passo a passo para a confecção de obras literárias artesanais sensoriais, com base em tecido, utilizando retalhos, feltro, EVA e outros materiais. Até setembro, cerca de 200 alunos de quatro unidades de ensino deverão participar do projeto.
De acordo com a idealizadora da iniciativa, Neusa Jordem Possatti, em abril houve um primeiro momento dedicado aos bibliotecários, mediadores da leitura e professores, a fim de que os métodos apresentados sejam repassados e replicados em todas as escolas.
“Agora é a vez dos estudantes. A ideia é levar as técnicas utilizadas para o maior público possível, estimulando a prática da leitura e o despertar da criatividade. Além do potencial didático e pedagógico, os conhecimentos adquiridos pelos alunos podem ser repassados aos pais e se tornar uma possível e alternativa fonte de renda”, salientou Possatti.
As próximas escolas a receberem a oficina são: UMEF Guilherme Santos, no Ibes; UMEF Ofelia Escobar, em Aribiri; e na UMEF Professora Leopoldina Conceição de Mattos. Com apoio da prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, “A Aventura de Construir” é realizada com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).