Consumidores se preocupam com segurança em compras online
Pesquisa mostra que o número de tentativa de fraude no e-commerce aumentou 23,6% em 2022
De acordo com pesquisa realizada pela Clear Sale, no primeiro trimestre de 2022, houve aproximadamente 785 mil tentativas de fraude no varejo online, representando um aumento de 23,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Erivelton Cabral, CEO da Weethurb, uma assessoria especializada em e-commerces e desenvolvimento de lojas virtuais, enfatiza que oferecer segurança aos consumidores é um requisito fundamental para construir um e-commerce de sucesso. Ele ressalta que transmitir confiança vai além de meros certificados de segurança.
“Quando o consumidor chega em uma loja virtual que acabou de conhecer, o primeiro ponto que ele vai observar é se aquele é um local seguro para comprar. Transmitir segurança para o usuário, vai muito além dos certificados. Cada detalhe mínimo pode influenciar, desde as fotos usadas nos produtos até a estrutura da loja virtual como um todo”, afirma.
Com o constante surgimento de novas lojas virtuais, também aumenta o número de criminosos que se aproveitam da inexperiência dos consumidores para aplicar golpes. Esse cenário é especialmente prejudicial para os novos e-commerces, uma vez que os consumidores tendem a optar por lojas já estabelecidas, sentindo-se inseguros em relação a um site recém-lançado.
Por este motivo, é fundamental que a loja virtual apresente uma boa estrutura para quebrar qualquer objeção. Erivelton aponta os principais elementos para tornar uma loja mais segura. São eles: certificados de segurança, canais de contato e endereços físicos bem expostos, página institucional com informações sobre a loja e imagens de produtos com boa qualidade.
Falta de segurança pode aumentar as taxas de carrinhos abandonados
A falta de segurança pode resultar em altas taxas de carrinhos abandonados, conforme revela uma pesquisa da Opinion Box com mais de 2.100 consumidores. O estudo aponta que 56% dos entrevistados consideram a segurança como um fator fundamental na escolha de uma loja virtual.
Apesar do aumento nas tentativas de fraude, os números representam apenas 2% do total de compras realizadas no comércio eletrônico. Isso sugere um nível maior de maturidade tanto por parte dos consumidores quanto das empresas em relação à segurança nas vendas online, uma vez que as compras digitais se tornaram um hábito consolidado no Brasil.