Cinco motivos para acreditar no título do Botafogo na Libertadores
Botafogo decide o título da Libertadores neste sábado (30), contra o Atlético-MG, e torcida tem razões para confiar na conquista inédita para o clube
O Botafogo está a um dia do jogo mais importante da sua história: a final da Libertadores, contra o Atlético-MG, no estádio Monumental de Núnez, em Buenos Aires, na Argentina.
Considerados um dos mais supersticiosos torcedores do futebol brasileiro, os botafoguenses se equilibram entre a euforia do momento mágico do time na temporada e a tensão pré-decisão.
A reportagem do Folha Vitória, então, resolveu dar uma força aos alvinegros e levantou cinco motivos para acreditar no título do Botafogo na Libertadores.
1 JOGADORES DE SELEÇÃO
O Botafogo tem o melhor futebol entre os times brasileiros na temporada. E isso se refletiu na convocação de seus jogadores para a Seleção Brasileira. Na última lista, para os jogos contra Venezuela e Uruguai, o Fogão teve três jogadores entre os convocados: Luiz Henrique, Igor Jesus e Alex Telles.
Já do Atlético-MG, o único jogador que tem sido convocado com frequência é o lateral-esquerdo Guilhermen Arana.
2 ARTILHEIRO DE VOLTA
Júnior Santos começou a temporada voando! Porém, sofreu uma fratura na tíbia esquerda em jogo contra o Inter, em julho, e passou por cirurgia. Mas o artilheiro voltou a tempo de estar disponível para a final da Libertadores.
Júnior Santos, por sinal, ainda é o artilheiro da competição, com nove gols marcados, dois a mais do que Paulinho, do Atlético-MG.
3 TORCIDA EM PESO
A torcida do Botafogo levou menos de dois dias para esgotar a carga de 22 mil ingressos, número disponibilizado pela Conmebol para setor exclusivo do alvinegros no estádio Monumental de Núnez, a casa do River Plate e palco da final da Libertadores deste ano.
A expectativa da Conmebol é de mais de 35 mil torcedores do Botafogo no Monumental.
4 RETROSPECTO DE MAIS VITÓRIAS
O Botafogo leva vantagem no confronto direto contra o Atlético-MG no histórico dos jogos entre as duas equipes. Num total de 115 jogos, o Fogão venceu 52 vezes, perdeu 36 e houve 27 empates. No atual Brasileirão, o Botafogo venceu o Galo por 3 a 0 na 15ª rodada e os times empataram em 0 a 0 na 34ª rodada.
Em competições internacionais, o Botafogo eliminou o Atlético-MG na semifinal da Copa Conmebol de 1993, com vitória no jogo de volta por 3 a 0, após derrota na ida por 3 a 1. O Fogão acabou campeão do torneio naquele ano.
5 MELHOR MOMENTO NA TEMPORADA
Além de ser finalista da Libertadores, o Botafogo também é favorito ao título do Brasileirão. Assim, o clube pode ter a melhor temporada da sua história, ganhando Brasileirão e Libertadores no mesmo ano.
O título brasileiro pode vir já na próxima rodada, caso o Botafogo vença o Internacional e o Palmeiras, vice-líder, não derrote o Cruzeiro.