Alunos da Emef Manoel Mello participam de projeto de iniciação científica no Ifes de Cariacica

Compartilhe

Uma parceria entre a Secretaria de Educação (Seme) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) tem levado conhecimento científico a estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Mello Sobrinho, de Vila Palestina. A iniciativa faz parte do projeto de Alfabetização Científica do Ifes de Cariacica.

O programa é desenvolvido com alunos do 5º, 6º e 7º anos da Emef e consiste em desenvolvimento de atividades semanais, divididas entre experimentos na área de Física e Química. Segundo a coordenadora do projeto, Roberta Chechetto Salles, os experimentos são desenvolvidos a partir do conhecimento prévio dos alunos.

“Os experimentos foram pensados e preparados respeitando a idade e série dos alunos, usando materiais que, em sua maioria, estão presentes no dia a dia dos alunos para estimular a utilização de conhecimentos previamente adquiridos”, explicou.

Aprendizado

A professora da Emef Érica Marim Scalzer destaca a importância do projeto para o processo de aprendizagem dos estudantes. “Durante as atividades desenvolvidas no Ifes os estudantes têm a oportunidade de aperfeiçoar alguns conteúdos vistos em sala de aula, colocando o conteúdo em prática”, disse.

A aluna do 6º ano Brendha Gomes Souza gostou da experiência. “Achei muito interessante as experiências desenvolvidas na aula de hoje”, contou.

“Essa parceria, além de permitir um aprendizado prático do conteúdo trabalhado em sala de aula, incentiva os alunos a buscarem novos horizontes, vivenciando experiências que contribuam para despertar o desejo de se aprofundar nas áreas de conhecimento nas quais tenham interesse”, acrescenta a diretora da Emef Manoel Mello, Racielli da Penha Almonfrey.

“O projeto estimula a criatividade, curiosidade e encantamento dos alunos com o ambiente educacional. A manipulação dos materiais e práticas geram oportunidades de conhecimentos por meio de análises reflexivas e propositivas, fortalecendo possibilidades no processo de aprendizagem e suscitando sonhos”, disse.


Compartilhe