“A melhor meia do Brasil é capixaba”, elogia Tamires, da seleção brasileira
Vice-campeã olímpica em Paris-2024, Tamires elogia a meia Gabi Zanotti, cita o atual campeão do Capixabão e fala também sobre uma jovem promessa capixaba
O futebol feminino capixaba foi um dos destaques da entrevista coletiva do técnico da seleção brasileira, Arthur Elias, e da lateral Tamires logo após a convocação para os amistosos contra a Colômbia, nos dias 26 de 29 de outubro, no Kleber Andrade, em Cariacica.
Vice-campeã olímpica em Paris-2024, Tamires surpreendeu ao citar nominalmente duas jogadoras capixabas e mostrar conhecimento também sobre quem é o atual campeão do Capixabão Feminino.
Em recuperação de uma lesão no tornozelo direito sofrida nas Olimpíadas, Tamires não foi convocada para os amistosos contra a Colômbia. No entanto, esteve presente no evento da convocação, realizado em um hotel na Enseada do Suá, em Vitória, no final da manhã desta sexta-feira (4).
Com a medalha pendurada no pescoço, ela elogiou a escolha do Espírito Santo como ponto de partida para o novo ciclo da seleção brasileira. E fez elogios, em especial, a uma craque capixaba.
“Poder trazer a seleção para o Espírito Santo é algo maravilhoso porque nunca a seleção jogou aqui. Isso é um ponto muito positivo. A gente espera fazer com que cada vez mais meninas queiram jogar futebol. Aqui no Estado a gente sabe de importantes projetos para a base, mas é importante também ressaltar que a melhor meia do Brasil é capixaba! A Gabi Zanotti! Ela buscou a sua trajetória no futebol e hoje representa o seu estado muito bem. Ela é uma grande inspiração para as meninas daqui”, elogiou Tamires.
ARTHUR ELIAS TAMBÉM ENCHE A BOLA
Tamires é colega de equipe de Gabi Zanotti no Corinthians. Pelo Timão, a capixaba conquistou seis títulos brasileiros (2018, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024) e três Libertadores (2019, 2021, 2023), entre outras conquistas.
Boa parte das conquistas teve como treinador, justamente, Arthur Elias, atual técnico da seleção brasileira. Ele também fez elogios à capixaba, que apesar do currículo vitorioso, não teve uma carreira firme na seleção brasileira.
“A Gabi Zanotti trabalhou muitos anos comigo e sempre foi uma atleta exemplar, uma jogadora muito decisiva, de um talento incrível! As atletas reconhecem isso e eu, como treinador dela por muitos anos, entendo que ela está no mais alto nível em termos de jogadoras com as quais eu trabalhei. E ela foi evoluindo, mesmo com passar do tempo, da idade. Sempre esteve em alto nível e sempre fui um admirador”, contou Arthur, que só lamenta as poucas oportunidades que a capixaba teve com a seleção:
“gora, neste momento, ela tá retornando de uma lesão, tá em recuperação física e vamos ver o que ela faz daqui pra gente. Mas é claro que é uma atleta que poderia ter sido bem mais utilizada na história da seleção brasileira, por merecimento dela”.
CAMPEÃO DO CAPIXABÃO TAMBÉM É CITADO
Ao falar sobre o futebol feminino no Espírito Santo, a lateral Tamires, do Corinthians e da seleção brasileira, surpreendeu ao mostrar que acompanha também o que acontece fora dos principais eixos.
Ela citou, por exemplo, o Prosperidade, equipe que conquistou pela primeira vez o Capixabão Feminino, em agosto deste ano, vencendo o Vila Nova na decisão.
“Espero que tenha cada mais incentivos ao futebol daqui, que isso possa acontecer. A gente sabe que tem o Prosperidade, que acabou de ser campeão e vai jogar a A3 (Divisão A3 do Brasileiro) do ano que vem e elas possam, com cada vez mais investimentos, estar no alto nível do futebol brasileiro”, torceu Tamires.
O Prosperidade foi campeão ao superar o Vila Nova por 5 a 1 no jogo da ida e segurar o empate em 1 a 1 no jogo da volta. Com o título, garantiu vaga na Série A3 do Brasileiro do ano que vem.
SEMELHANÇAS COM A CAPIXABA LIZ
Tamires, além de elogiar Gabi Zanotti e o Prosperidade, também contou que está por dentro da história da jovem capixaba Liz Valverde, 13 anos, que está no Corinthians.
Ela se destacou disputando o Capixabão Sub-13, pelo Porto Vitória, entre os meninos.
A jovem zagueira já chegou à seleção brasileira sub-15 e tem buscado seu espaço no Corinthians, maior vencedor do futebol brasileiro nos últimos anos.
“Eu conheço a Liz e me identifico com ela. Assim como ela, eu também saí cedo de casa para buscar a minha trajetória. E torço para que ela alcance tudo que ela busca. Aos pais, espero que eles apoiem, que incentivem seus filhos e suas filhas. Que não falem mais aquelas frases que nós ouvimos lá atrás. E entendam que futebol dá sim futuro”, afirmou Tamires.