Profissionais de saúde de Vitória treinam uso de drones para combater mosquito da dengue

Compartilhe

Vitória segue investindo em tecnologia na Saúde para aprimorar os serviços para a população. A nova aquisição são drones especiais, com visão térmica, que serão utilizados para identificar criadouros de mosquitos em locais de difícil acesso, como caixas d’água abertas ou semiabertas, calhas e outros. Isso porque a água parada fica ligeiramente mais fria em relação aos materiais que a acumulam.

“Temos uma autorização especial para utilizar os drones, uma vez que no espaço aéreo de Vitória circulam muitos aviões. Nosso objetivo é mapear toda a cidade, com imagens precisas  em busca de criadouros em locais que os Agentes de Combate às Endemias não poderiam visualizar ou acessar”, explica o biólogo de referência em arboviroses de Vitória, André Capezzuto.

A partir das imagens, será feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde.

“O drone também poderá ser utilizado nas ações de rotina da Vigilância Sanitária, das inspeções de Saúde do Trabalhador e nas ações de controle animal”, disse a gerente de Vigilância em Saúde de Vitória, Geane Sobral.

 Prevenção

A eliminação dos focos do Aedes aegypti é a maneira mais eficaz de prevenir a dengue, zika e a chikungunya. Assim, a população pode utilizar  esse checklist para auxiliar na manutenção da limpeza dos locais que possam ser utilizados como criadouros para o mosquito.

A Prefeitura de Vitória realiza uma série de ações rotineiramente para combater o mosquito, como visitas domiciliares, monitoramento de charcos, bueiros e áreas alagadas, além de pulverização de inseticidas por meio do carro fumacê.


Compartilhe