Morre Dom Geraldo Lyrio Rocha, ex-presidente da CNBB, aos 81 anos

Compartilhe

Dom Geraldo morreu à 0h15 desta quarta-feira (26) após uma parada cardíaca enquanto estava sendo transferido do Pará, onde estava ministrando palestras, para Vitória.

Morreu aos 81 anos Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito da Arquidiocese de Mariana e ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele morreu no Pará, onde estava realizando uma palestra na Diocese de Xingu em Altamira. O comunicado foi feito na manhã desta quarta-feira (26) pela Arquidiocese de Vitória.

Dom Geraldo estava participando de um retiro e, enquanto caminhava, caiu e fraturou o fêmur. O arcebispo chegou a ser internado na região, mas quando estava sendo transferido para Vitória teve uma parada cardíaca e faleceu.

A Arquidiocese de Vitória disse que o corpo de Dom Geraldo vai ser levado para Vitória e depois seguirá para Mariana, em Minas Gerais, conforme desejo do próprio arcebispo.

Dom Geraldo morava em Vitória e realizava palestras pelo país. Ele foi bispo auxiliar na Arquidiocese de Vitória, 1º bispo de Colatina, no Noroeste do estado, arcebispo de Vitória da Conquista (BA) e arcebispo de Mariana (MG), onde se tornou emérito e foi presidente da CNBB.

Dom Geraldo Lyrio Rocha nasceu em Fundão, na Região Metropolitana do Espírito Santo. Ele foi nomeado arcebispo metropolitano de Mariana pelo Papa Bento XVI, em abril de 2007, tendo tomado posse da Arquidiocese aos 23 de junho de 2007.

A morte do capixaba também ganhou destaque no site do Vaticano. Segundo o portal de notícias do Vaticano, o corpo passou a ser velado às 6 horas. A missa de corpo presente será celebrada às 8 horas na Catedral de Altamira, antes de ser levado para Vitória.

O governador Renato Casagrande (PSB) decretou luto de três dias pela morte de Dom Geraldo.

A Arquidiocese de Vitória lamentou a morte do arcebispo.

“A Arquidiocese de Vitória, nas pessoas de dom Dario Campos, arcebispo e dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, bispo auxiliar, une-se em oração aos familiares e amigos de dom Geraldo sofrendo com a perda deste arcebispo que sempre manteve uma relação com sua arquidiocese de origem e participou dos momentos importantes de sua história. Na certeza de que Deus acolhe dom Geraldo em seu Reino, rezemos por ele e por todos que sofrem com sua partida”, diz o comunicado.


Compartilhe