Painel de Medicamentos: ferramenta inédita é disponibilizada em Vitória

Compartilhe

Como mais uma ação estratégica para consolidar a transparência pública das informações, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) divulga no portal da Prefeitura de Vitória a disponibilidade de medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) nas Unidades de Saúde (UBS) da capital por meio do Painel de Medicamentos.

“A implementação dessa ferramenta tem como objetivo dar mais transparência aos moradores do nosso município. Vitória mantém uma média de 94% de índice de abastecimento de medicamentos, estando bem acima do preconizado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 80%. A nossa meta é chegar a, no mínimo, 95% de cobertura”, destacou a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

Além de informar de forma detalhada o estoque dos medicamentos no município, a nova ferramenta também permite a realização de pesquisa sobre a disponibilidade de um medicamento específico em todas as 29 unidades básicas de saúde (UBS) de Vitória. Essas informações são atualizadas diariamente a partir dos dados gerenciados pela equipe da Assistência Farmacêutica de Vitória no Sistema da Rede Bem Estar.

“Dessa forma, o usuário da rede municipal de saúde pode verificar do seu celular ou computador se os medicamentos prescritos estão disponíveis para fornecimento em sua unidade de saúde de referência ou em outra unidade próxima à sua residência, antes mesmo de sair de casa”, explica a gerente de Assistência Farmacêutica de Vitória, Sheila Zambon.

Transparência

O Painel de Medicamentos é resultado de muito esforço e estudos envolvendo diversos profissionais da Prefeitura Municipal de Vitória, como a Comissão Interna de Normatização e Transparência (CINT) juntamente com os setores da Saúde Digital e de Informática da Semus em parceria com a Controladoria Geral do Município (CGM) e a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (SubTI).

Para o secretário da CGM, Denis Penedo Prates, a disponibilização do Painel de Medicamentos é um grande avanço da transparência voltada para o cidadão. “A ferramenta é útil não só para o controle social, mas também na vida do cidadão que tem maior chance de ter suas necessidades atendidas com as informações disponibilizadas”.

A auditora da Semus e coordenadora da CINT, Jaqueline Ribeiro Merizio, ressalta que “a organização dos processos de trabalho e a padronização da movimentação e dispensação dos medicamentos nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde de Vitória possibilitou a elaboração da ferramenta com informações fidedignas e atualizadas”.

Outras informações

No portal da PMV também é possível encontrar para consulta a relação municipal de medicamentos essenciais (Remume), cujos medicamentos pertencem ao Componente Básico da Assistência Farmacêutica.

A Semus também divulga no portal da Prefeitura o relatório da situação de abastecimento de medicamentos ofertados aos munícipes de Vitória, onde é possível encontrar informações como números de receitas atendidas, de medicamentos dispensados, índice de abastecimento e acompanhar a situação processual de medicamentos que, porventura, se encontram indisponíveis na rede municipal.

Como obter os medicamentos

Para ter acesso aos medicamentos existentes na REMUME, o munícipe de Vitória deve estar cadastrado na Unidade Básica de Saúde mais próxima do bairro onde reside e ser atendido em estabelecimento da rede municipal de saúde ou conveniado ao SUS.

Em Vitória, todas as 29 UBS possuem farmácias em suas dependências.


Compartilhe