Rota de São Benedito, em Vitória, vence Prêmio Tomie Ohtake e ganha projeção nacional
Há um ano, moradores de Vitória têm se deslumbrado com as paisagens e histórias da Rota de São Benedito. Agora, esse grande projeto que articula arte, cultura, envolvimento comunitário e desenvolvimento econômico ganhou projeção nacional ao vencer o Prêmio Tomie Ohtake de Arquitetura Akzonobel, na categoria profissional.
O processo de criação da Rota, os resultados no território e os atrativos do trajeto estão expostos na galeria do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e ficarão em cartaz até o dia 2 de julho.
A Rota de Turismo Comunitário de São Benedito é um percurso rico em história e cultura, contadas pelos moradores e por painéis artísticos gigantes. O roteiro tem pouco mais de um quilômetro de extensão e leva ao Farol Morro Grande ou Farol de São Benedito, que fica a 208m de altitude, de onde se pode apreciar uma vista de 360º para a Grande Vitória.
O local já atraia ciclistas, mochileiros, ambientalistas e universitários, pessoas interessadas na paisagem, na área verde e no Farol de São Benedito, antes mesmo de a rota ser criada.
“Quando falamos que nossa prioridade é cuidar das pessoas e da cidade, estamos falando de investir em projetos como esse. Identificamos a oportunidade de movimentar os pequenos negócios locais, potencializar o turismo e melhorar a vida dos moradores, que passam a ser vistos com a grandeza de suas histórias e feitos”, diz o secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi.
O projeto foi idealizado pelo Ateliê de Ideias, dentro do Projeto Economia do Bem, e desenvolvido com recursos da Prefeitura de Vitória, por meio do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. A gestão dos recursos ficou a cargo da Gerência de Qualificação do Trabalhador da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).
“Onde muitas pessoas vêm lazer e turismo, nós vemos qualificação profissional, dinamização da economia local, sustentabilidade e aperfeiçoamento das relações de consumo. Estamos orgulhosos de ter investido nesse projeto e esperamos continuar fomentando iniciativas dessa natureza”, diz a gerente de Qualificação do Trabalhador da Semcid, Thalyta Coutinho.
A concepção dos murais, sinalização, mobiliário e do áudio tour foi desenvolvida pela Cidade Quintal, uma organização criada em 2016, voltada para o fortalecimento de comunidades e requalificação de espaços urbanos por meio da arte, do design e do urbanismo colaborativo.