Vitória vai receber uma etapa da Stock Car em 2025
A cidade de Vitória pode reviver seus tempos de “Mônaco Brasileira” com uma etapa da Stock Car no ano que vem; Prefeitura negocia com organizadores da categoria
A cidade de Vitória pode reviver em 2025, com uma etapa da Stock Car, os seus tempos de “Mônaco Brasileira”, como a cidade ficou conhecida por pilotos e equipes das principais categorias do automobilismo brasileira nas décadas de 80, 90 e 2000.
A Stock Car é a categoria que reúne nomes como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta, todos que já correram pela Fórmula 1, além de Gabriel Casagrande, Cacá Bueno, Allam Khodair e outros ídolos que podem aterrissar em Vitória no ano que vem.
STOCK CAR QUER ETAPA EM VITÓRIA
As negociações entre os organizadores da Stock Car, patrocinadores e a Prefeitura de Vitória já estão acontecendo, com otimismo para que os carros voltem a acelerar na capital capixaba no segundo semestre de 2025.
“Estivemos aí em Vitória e existe sim o interesse da Stock Car em levar o nosso evento para a cidade. Tivemos uma reunião e mostramos o nsso interesse para isso acontecer em 2025”, revelou Vanda Camacho, vice-presidente de Operações da Vicar, que é a empresa promotora da Stock Car.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, deu o sinal verde para o avanço das negociações.
“A ideia é retomar a vocação da cidade. Este é um evento que está na memória e no coração do capixaba e é um desejo da cidade que isso volte a acontecer já em 2025. É a ‘Mônaco Brasileira’ e temos uma oportunidade gigantesca e um caminho bem bacana para fazer isso acontecer. As portas estão abertas”, garantiu Pazolini.
Também participaram da reunião com a Prefeitura de Vitória representantes da Federação de Automobilismo do Espírito Santo (Faaes) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
NOVO CIRCUITO DE RUA NA CIDADE
A ideia é criar um novo circuito de rua na cidade. Entre 1989 e 2007, ano da última prova na cidade, as provas aconteciam no circuito entre a Enseada do Suá e a Praia do Canto.
Porém, por conta do crescimento urbano da cidade na região, há um estudo para montar o circuito em um novo local.
“Existe o fator do crescimento da cidade naquela região, mas há outros fatores avaliados pelas equipes técnicas da Confederação Brasileira e Automobilismo, como a malha viária que está toda refeita e a expansão da rede hoteleira. São pontos positivos. Mas o principal é a vontade da cidade. É um evento que movimenta a economia, o turismo e coloca Vitória como destaque nacional”, explica o prefeito de Vitória.
Pazolini confirmou que as equipes técnicas da Prefeitura, da Faaes e da CBA estudam um novo local para a corrida. E adiantou que o objetivo é manter o charme do circuito, com proximidade do mar.
“Realmente não é possível repetir hoje o mesmo circuito daquela época, mas vai ser um circuito de rua e vai ser perto do mar. Vamos manter o charme e as características, valorizando o mar. A cidade tem a vontade de receber a Stock Car e todos estão envolvidos para isso acontecer”, completou Pazolini.
Em agosto deste ano, a Stock Car voltou a ter uma prova em circuito de rua depois de nove anos. Foi em Belo Horizonte (MG), no dia 18 de agosto, vencida por Thiago Camilo. A última prova da categoria nestas condições havia sido em 2015, em Ribeirão Preto (SP).
ÚLTIMA PROVA FOI EM 2007
Vitória recebeu, entre 1989 e 2007, provas da Fórmula Ford, Fórmula Chevrolet, Fórmula Renault e Copa Clio.
A última corrida de uma categoria nacional do automobilismo brasileiro no circuito de rua de Vitória no Estado foi em 2007, com a Copa Clio.
Durante os anos em que a capital capixaba esteve no calendário, correram por aqui pilotos como Rubens Barrichello, Pedro Paulo Diniz e André Ribeiro, entre outros.
BICAMPEÃO DA STOCK CAR APROVA A IDEIA
Em agosto do ano passado, o piloto paranaense Gabriel Casagrande, bicampeão da Stock Car (2021 e 2023), fez uma rápida exibição com um carro da categoria na praia de Camburi, em Vitória.
Gabriel deu quatro voltas num percurso montado pela Guarda Municipal de Trânsito na avenida Dante Michelini. E saiu do carro encantado com a cidade e pedindo uma etapa no Estado.
“Vitória merece demais uma etapa. Já tá no meu coração a cidade e tomara que a gente venha aqui trazendo todo o circo da Stock Car”, disse Casagrande, na época.