Vacinação contra a dengue no ES é ampliada para até 14 anos

Compartilhe

Os 23 municípios que compõem a região Metropolitana de Saúde do Espírito Santo já podem ofertar a vacina para essa faixa etária

 

A partir de agora, os 23 municípios que compõem a região Metropolitana de Saúde do Espírito Santo já podem ampliar a oferta da vacina contra a dengue para até 14 anos de idade. O Ministério da Saúde encaminhou nesta quarta-feira (6), uma publicação, por meio da Nota Técnica Nº12/2024, autorizando a ampliação.

Com isso, o grupo de 10 a 14 anos, formado por 145.718 crianças, poderão ser protegidas contra a doença. O objetivo da pasta é aumentar a cobertura vacinal.

As cidades, previamente definidas pelo órgão federal, receberam o primeiro lote com 58.530 doses do imunizante no último dia 22 de fevereiro. Diante da escassez das doses, em um primeiro momento, apenas crianças de 10 e 11 anos receberam a vacina.

Municípios orientados no ES

Segundo a secretaria da Saúde (Sesa-ES), por meio do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, já foi encaminhada a normativa aos municípios capixabas que estão contemplados neste primeiro momento de vacinação. Os 23 estão orientados a realizar a ampliação já a partir desta quinta-feira (07).

Pouco mais de 20% do público alvo vacinado no Espírito Santo

DADOS DENGUE – CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS

Até a manhã desta quinta, foram aplicadas 11.840 doses da vacina contra a dengue. Isso representa uma cobertura de 20,23% da população de 10 a 11 anos residentes da região Metropolitana de Saúde, de um total de 58.525 crianças. Com a ampliação, ao todo serão contempladas 145.718 crianças de 10 a 14 anos.

Criança de 10 anos morre vítima da dengue no ES

 

Até a semana epidemiológica 9 (janeiro até o último dia 2 de março), foram notificados 2.828 casos de dengue em crianças de 10 a 14 anos, sendo confirmados 1.065 casos. Dos casos confirmados, 25 deles apresentaram sinais de alarme e dois foram de dengue grave. Em relação aos óbitos, dos seis já confirmados pela doença no Estado, um deles é de uma criança de 10 anos.

 

Municípios da Região Metropolitana de Saúde

O Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) – seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Comitê Técnico Assessor em Imunização (CTAI), em decisão tripartite – decidiram direcionar a vacinação contra a dengue para a faixa etária de 10 a 14 anos, por considerar que a maior proporção de hospitalização por dengue nos últimos anos ocorreu nessa faixa etária.

Os municípios brasileiros foram escolhidos seguindo a estratégia definida pelo órgão federal, que engloba a aplicação das doses na população de regiões endêmicas, em 521 municípios.

As regiões de saúde selecionadas atendem a três critérios:

1. Municípios de grande porte (mais de 100 mil habitantes);

2. Alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024 nesses locais;

3. Maior predominância do sorotipo DENV-2.

 

 

Veja a lista dos 23 municípios contemplados 

– Vila Velha;

– Serra;

– Cariacica;

– Vitória;

– Guarapari;

– Afonso Claudio;

– Viana;

– Laranja da Terra;

– Fundão;

– Itaguaçu;

– Santa Leopoldina;

– Domingos Martins;

– Santa Teresa;

– Venda Nova do Imigrante;

– Santa Maria de Jetibá;

– Ibatiba;

– Brejetuba;

– Marechal Floriano;

– Conceição do Castelo;

– Itarana;

– Aracruz;

– João Neiva;

– Ibiraçu.

 

Fonte: FV


Compartilhe