Unidade prisional de Colatina tem espaço escolar revitalizado
O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Colatina está com o espaço destinado à educação totalmente revitalizado para o ano letivo de 2023. Por meio de uma parceria, foram realizadas a reforma dos espaços e a ampliação do acervo da biblioteca destinada aos internos da unidade prisional. Todo o trabalho foi concluído no final do mês de janeiro.
A ação é resultado de uma campanha realizada com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Aristides Freire, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), e a Vara de Execuções Penais de Colatina. A revitalização da unidade escolar incluiu a reforma na sala de aula e na sala pedagógica, que receberam novo piso e nova pintura, além de modernização tecnológica com a instalação de equipamentos multimídia e mobiliário. As melhorias foram realizadas com a mão de obra de internos da unidade prisional.
Além disso, a biblioteca do Centro de Detenção Provisória de Colatina agora conta com novas prateleiras e um acervo com 1.500 novos títulos doados ao local. O diretor da unidade prisional, Adjalma Coffler, destacou que as melhorias visam tornar o espaço escolar mais humanizado.
“Considerando a importância do processo educacional durante a privação de liberdade, entendemos que um ambiente revitalizado contribui e muito para a relação ensino-aprendizagem. Com a educação, reduzimos a ociosidade dos internos e contribuímos com a ressocialização e a reinserção social”, disse Coffler.