Triste Futebol Capixaba – replay
Que o nosso futebol não vai bem há décadas todo mundo já sabe e não consegue entender. Que a Federação de Futebol poderia ajudar a melhorar isso, sim, todos entendem. Quando não se pode ajudar, o mínimo que se espera é não atrapalhar. Iniciei minha coluna publicado nesse espaço, em 17 de janeiro, dessa maneira e acho que, pelo menos até o momento, nada mudou.
O nosso companheiro de imprensa esportiva, Sidney Novo, fez uma matéria divulgada no globoesporte.com/es, mostrando a realidade do futebol capixaba. Ter todos os jogos transmitidos pela TVE é a única boa notícia nessa temporada. A ausência da equipe esportiva da Rádio ES (1.160 AM), depois de quase 40 anos ininterruptos de transmissão, por culpa da incompetência da Direção da RTV, é o contraponto negativo. Ter todos os jogos na tv não significa que as coisas vão bem, é preciso abrir espaços para outros veículos de comunicação, para estimular a presença dos torcedores nos estádios.
A primeira fase do nosso campeonato terminou com números alarmantes: muitos gols, e poucos torcedores nas arquibancadas. A média de público é a pior dos últimos dez anos. Nas 41 partidas realizadas tivemos apenas 11mil e 792 torcedores pagando ingressos. Uma média de 288 pagantes por jogo. É importante esclarecer que, os quatro jogos da Desportiva como mandante, não tiveram a presença de torcedores, em função da punição imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).
Nesse levantamento, o autor da matéria não considerou os números de 2021 e 2022, porque as primeiras fases das edições foram realizadas com restrições à presença de público nos estádios, em função da Covid-19.
Nessa fase do campeonato, o Vitória liderou a média de público, com 519 pagantes por jogo, superando o tradicional Rio Branco, maior campeão da história do Campeonato Capixaba e um dos clubes que tradicionalmente levava mais torcedores aos estádios. O Capa-Preta teve apenas 309 pagantes por jogo.
No interior do estado o clube com a melhor média foi o Nova Venécia, em segundo lugar geral, com média de 483 pagantes, menor número que os 702 de 2022. Outra surpresa é o Real Noroeste, atual Bicampeão capixaba, teve uma média de apenas 76 torcedores por jogo, o segundo pior número entre os 10 clubes.
Analiso que os números mostram que o regulamento aprovado pelos dirigentes não foi motivacional para os torcedores. Competição com dez equipes, onde oito se classificaram para as quartas de final. Sejamos racionais. Não tem emoção nenhuma! Tanto que, na última rodada da primeira fase, quando tivemos a definição das oito equipes classificadas e duas rebaixadas, tivemos a pior média de público, com apenas 128 pagantes por jogo.
Agora, nesta sexta-feira (17), efetivamente vai começar o campeonato capixaba com Serra x Real Noroeste abrindo as quartas de final que ainda teremos, Estrela x Vitória, Rio Branco x Nova Venécia, Desportiva x Porto Vitória, jogos de ida e volta, sendo que Vitória, Nova Venécia, Porto Vitória e Real Noroeste, por fazerem a melhor campanha na primeira fase, levam vantagem de jogar por dois resultados com a mesma diferença de saldo de gols. Dois empates já bastam.
Para melhorar a presença de torcedores nos estádios é preciso que a Federação de Futebol não marque jogos no mesmo horário dos jogos dos outros campeonatos regionais como o Carioca, Paulista e Mineiro, que despertam interesse maior do torcedor capixaba.
Quem venha a quartas de final!