Técnica de enfermagem é agredida por paciente em maternidade de Cariacica
A vítima foi agredida na cabeça por uma gestante, que usou um suporte de soro. Caso foi parar na polícia
Uma técnica de enfermagem de 36 anos foi agredida fisicamente por uma paciente dentro de uma maternidade, no bairro Oriente, em Cariacica. O caso aconteceu durante este final de semana, e a vítima foi atingida com um suporte de soro.
As agressões aconteceram na maternidade municipal da cidade. Segundo o relato da profissional, ela havia assumido o plantão poucos minutos antes, quando a mulher, uma gestante, passou a xingar a equipe médica e a fazer diversas reclamações.
Para os profissionais do hospital, a atitude não fazia sentido, pois a paciente já teria sido atendida e estava sendo medicada.
“Ela estava reclamando mesmo, questionando, dizendo que estava com dor, mas já tinha feito todas as medicações. Inclusive a médica do plantão estava acompanhando ela, indo lá toda hora, perguntando como ela estava, se precisava de alguma coisa. Mas ela sempre muito agressiva, dizia que a culpa seria nossa se algo acontecesse”, contou.
Ainda segundo a vítima, as ofensas da paciente foram apenas piorando, até que a mulher iniciou as agressões físicas. A gestante teria jogado parte do material de trabalho dos profissionais no chão e partido para cima deles.
No meio da confusão, a técnica de enfermagem foi atingida com o suporte de soro na cabeça. Por motivos de segurança e abalo emocional, ela preferiu não se identificar.
“Causou uma pequena lesão e sangrou. Meus colegas de trabalho me deram assistência, me tiraram de lá, levaram para o hospital. Fiz todos os exames”, disse ela.
A vítima foi levada para um hospital em Vila Velha, onde passou por exames médicos. Apesar da lesão na cabeça, não sofreu ferimentos graves.
Após ser atendida, a técnica de enfermagem esteve na delegacia, onde registrou a ocorrência, além de realizar exame de corpo de delito no Departamento Médico Legal (DML), em Vitória.
A reportagem da TV Vitória/Record não conseguiu localizar a suspeita, e o espaço permanece aberto para a manifestação da gestante.
Em nota, a Polícia Civil informou que o caso seguirá sob investigação do 17º Distrito Policial de Cariacica. Até o momento, não há outras informações que possam ser divulgadas.
“Você sai de casa para fazer o bem, e nunca espera voltar agredida, machucada, humilhada pelos pacientes”, finalizou a vítima.
“Atitudes grosseiras”, diz gestora da maternidade
Por meio de nota, a Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes), que faz a gestão da Maternidade Municipal de Cariacica, confirmou o ocorrido e informou que na manhã do domingo a “gestante chegou no local com atitudes grosseiras”.
“A paciente foi prontamente atendida pela equipe clínica da maternidade, medicada e mesmo assim se manteve agressiva, resultando na agressão a uma técnica de enfermagem”, diz a nota.
Ainda de acordo com a Aebes, a vítima recebeu atendimento imediatamente e a Polícia Militar foi até o local para atender a ocorrência.