Santa Casa de Iúna inicia atendimentos organizados por meio de protocolo de acolhimento
Acor da pulseira identificará os pacientes que necessitam de atendimento com mais urgência.
Desde o dia 27 de abril a Santa Casa de Iúna iniciou um novo sistema para atendimento por meio de classificação de risco através de pulseiras coloridas, indicando o grau de urgência para prioridade no atendimento.
A cor da pulseira identificará os pacientes que necessitam de atendimento com mais urgência.
Sendo a VERMELHA com atendimento imediato, AMARELA com atendimento em até 60 minutos, VERDE para atendimento em até 2h e AZUL com atendimento em até 4h, podendo estender caso haja paciente graves.
A princípio, pacientes identificados com a pulseira AZUL são classificados como não urgentes. Com isso, serão encaminhados aos postos de saúde disponíveis para esse tipo de atendimento. Sendo eles: Posto do bairro Ferreira Vale (das 8h às 11h e das 13h às 16h) e Posto do bairro Guanabara (das 16h às 20h).
O paciente que estiver na Santa Casa e não possuir veículo será transferido a um dos postos através de um carro solicitado pela Santa Casa. Não será negado nenhum tipo de atendimento. Os pacientes classificados como azul, serão orientados quanto ao tempo de espera no pronto socorro e a disponibilidade de um atendimento mais rápido nas unidades acima citadas.
Nos fins de semanas, feriados e durante à noite os pacientes serão atendidos no Pronto Socorro respeitando-se o tempo de espera de acordo com a cor da classificação.
Informamos também que o uso inadequado do Pronto Socorro pode causar sobrecarga e dificultar o atendimento de casos de emergências graves.
A Secretaria de Saúde informa que esse novo método adotado é para ter uma melhor organização em relação aos atendimentos. E de acordo com os responsáveis pela Santa Casa, o resultado está sendo positivo e está tudo bem controlado.