Rejeição a Lula cresce entre os mais pobres e no Nordeste

Compartilhe

A única região onde Lula superou Bolsonaro nas urnas teve uma amarga redução de 10% na aprovação do Governo

A pesquisa Ipec, divulgada nesta sexta-feira (9) a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) despencou, especialmente na Região Nordeste, onde sua aprovação sofreu uma queda de 10 pontos percentuais, indo de 55% para 45% desde abril.

Historicamente, a região Nordeste é um reduto de Lula e a única onde ele conseguiu superar Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições. Mas os dados da pesquisa mostram a mudança de percepção da população.

As regiões Norte e Centro-Oeste mostraram o maior percentual de rejeição com a gestão, registrando 33% de avaliações como “ruim” ou “péssima”, um aumento considerável de 12 pontos em comparação com a pesquisa anterior. De acordo com o levantamento do Ipec, somente 37% dos brasileiros agora classificam o governo Lula como “bom” ou “ótimo”.

Confrontando com os dados de abril, tanto a aprovação quanto a reprovação oscilaram em 2%. A popularidade de Lula caiu de 39% para 37%, enquanto a reprovação aumentou de 26% para 28%, destacando um cenário de deterioração da percepção pública da sua gestão.

 


Compartilhe