Polícia Militar realiza solenidade em homenagem ao Dia da Equoterapia
A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) realizou, na manhã desta segunda-feira (07), uma solenidade em homenagem ao Dia da Equoterapia, na sede do Regimento de Polícia Montada (RPMont), na Serra. Foram entregues a Medalha Estrela Guia, com a finalidade de homenagear e reconhecer militares, civis e pessoas jurídicas que contribuam com o desenvolvimento de pessoas com deficiência ou com o Programa Social de Equoterapia na PMES, possibilitando a sua inclusão social.
O evento contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus; o chefe do Estado Maior Geral, coronel Márcio Vieira Hollanda; a comandante do RPMont, tenente-coronel Laysa Gadioli; e de outras autoridades civis, militares, profissionais da área, além de familiares e praticantes do projeto.
“É bom ver de perto o trabalho feito aqui com as famílias e que faz a diferença na vida desses jovens. Atualmente, são 40 pessoas atendidas pelo projeto. Estamos trabalhando para aperfeiçoar nossas forças de segurança e a nossa Polícia Militar é fundamental neste processo. A PMES desenvolve vários projetos na área social e a Equoterapia é um deles, com grande importância e reconhecimento”, comentou o governador.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou o papel do policiamento montado dentro da história da PMES e parabenizou as equipes por todo o trabalho que vem sendo realizado. “A cavalaria tem uma história muito bonita dentro da Polícia Militar, na missão constitucional de policiamento. Além disso, há mais de 20 anos temos a equoterapia, que é um trabalho de inclusão social e que traz muitos benefícios para a sociedade capixaba em geral, visto que ajuda pessoas que necessitam, com uso do animal, contato com o cavalo”, afirmou.
O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, fez questão de ressaltar o papel da corporação na promoção de ações sociais. “A Polícia Militar do Espírito Santo está comprometida em usar sua estrutura e expertise para apoiar projetos que beneficiem a sociedade. A equoterapia é uma dessas iniciativas que mostram a nossa preocupação com a população”, declarou.
“O Programa Social de Equoterapia é uma referência para muitas famílias beneficiadas, pois, com o auxílio do nobre amigo, o cavalo, os praticantes conseguem desenvolver suas capacidades e reduzir suas limitações motoras, sociais e psicológicas, tornando-se uma verdadeira estrela guia rumo a um futuro”, lembrou a comandante do Regimento de Polícia Montada (RPMont), tenente-coronel Laysa Gadioli.
O Regimento de Polícia Montada da PMES, além de suas funções operacionais, se dedica a projetos sociais que promovem a interação com a comunidade. Muito mais do que realizar o policiamento montado diariamente, a unidade também tem o projeto social de Equoterapia, cuja missão é contribuir para o desenvolvimento psicomotor de pessoas com deficiência.
Dia da Equoterapia
O Dia da Equoterapia, celebrado em todo o Brasil, visa promover a conscientização sobre os benefícios dessa prática terapêutica. A equoterapia combina atividades físicas e emocionais, proporcionando melhora significativa na qualidade de vida dos participantes. No Espírito Santo, a PMES tem se destacado nesse cenário, utilizando sua infraestrutura e profissionais qualificados para desenvolver projetos que impactam positivamente a vida da população que precisa do serviço.