Polícia apreende 290 quilos de fios de cobre em operação na Serra
A Polícia Civil , a Guarda Civil Municipal da Serra e equipes de Fiscalização da prefeitura apreenderam 290 quilos de fios de cobre durante uma operação realizada nesta quinta-feira (13) no bairro Novo Porto Canoa.
O material havia sido recém-instalado na avenida. Mais de 60 postes foram derrubados, outros 22 foram danificados. Além disso, toda a fiação e as luminárias de LED do local foram furtados.
Durante as vistorias, os agentes localizaram um depósito de reciclagem que funcionava como entreposto para fios de cobre provenientes de diversos ferros-velhos da região.
O material encontrado foi reconhecido por funcionários de operadoras de internet e telefonia, que confirmaram sua origem ilícita.
O gerente do estabelecimento foi conduzido à delegacia para depoimento, enquanto o proprietário, com histórico de envolvimento em crimes de receptação, não foi encontrado.
Ele já responde a um processo judicial relacionado a crimes de receptação qualificada, após ter sido preso na 9ª fase da Operação Tarega, em 2024.
O delegado Josafá Silva, titular dos 12º e 13º Distritos Policiais, explicou que os infratores têm adotado técnicas para dificultar a identificação dos fios furtados, como triturar os cabos de energia e separar o cobre do plástico, utilizando água para fazer o plástico boiar e o cobre afundar.
“Podemos verificar que os infratores estão se aperfeiçoando no crime, no intuito de dificultar o reconhecimento dos cabos de energia, ou seja, eles agora têm uma máquina para triturar os cabos de energia e logo em seguida eles colocam o material triturado em um tanque com água onde o plástico bóia e o cobre afunda e removem o plástico que cobre o fio”, explicou o delegado Josafá Silva.
A operação segue com investigações para identificar outros envolvidos no esquema de receptação.