Piloto capixaba Dieckle Icklis vence corridas em Interlagos e lidera campeonato
Um fim de semana com duas vitórias piloto lidera na F1600 Brasil.
Em novembro de 2009, aos 22 anos, o piloto capixaba Dieckle Icklis realizava o seu maior sonho ao vencer na pista de Interlagos a prova da Fórmula SP. Ao vencer a disputa acirrada com o experiente piloto Amorim Júnior, Dieckle quebrava também um jejum de 30 anos que um capixaba não conseguia vencer uma prova na pista de 4mil 309 metros que consagrou pilotos como Ayrton Senna, Nélson Piquet, Michael Schumacher e tantos outros da Fórmula 1.
E no último final de semana Dieckie Icklis voltou a sentir a emoção de 14 anos atrás ao vencer as duas corridas da etapa do campeonato F1600 Brasil, pilotando o seu carro F 1600 número 31, homenagem ao pai Geraldo Bata. Demonstrando que a equipe, piloto e carro estão bem ajustados, foram as vitórias consagradora na mesma etapa. O piloto capixaba já havia estreado bem com um segundo e um quinto lugar nas duas corridas da primeira etapa. Resultados que deixam Diecklie Icklis líder na classificação geral da categoria Light.
A competição conta com 26 pilotos e será disputada em 10 etapas, sendo duas corridas por etapa, desta forma, teremos em toda a temporada 20 corridas. A preparação do carro de Diecklie é da equipe de Juka Motorsports, da cidade de Piracicaba, em São Paulo.
Desde a conquista em 2009 a vida do piloto passou por muitas transformações, casou e já tem dois filhos, o mais velho desde os 4 anos pilota kart. Ainda no calor da emoção da conquista em Interlagos, o piloto falou dos motivos que o fizeram a voltar a correr, do momento da sua vida e a alegria de ver a família renovada e mantendo o amor pela velocidade:
“A vontade de voltar a correr voltou mais forte com o meu filho mais velho, Caio, de 5 anos, iniciando no kart. Comprei um kart para ele, e um para eu “brincar” também. Desde então, venho treinando no Kartódromo da Serra. Surgiu essa oportunidade de andar em São Paulo no final de dezembro/2022 na F1600. Estou muito feliz em poder voltar a competir, e agora com o apoio desses dois pequenos, Caio e Arthur e da minha esposa Carol, é ótimo viver essa nova fase e saber que eles estão gostando,” concluiu Dieckle Icklis.
A empolgação também é da mãe de Dieckle, a empresária Marieta Belucio (Tita), que acompanha as conquistas do filho desde a adolescência, quando começou a correr entre pilotos experientes e a ganhar as provas. “ É muita emoção ver o Diecklie na pista fazendo o que sempre gostou. A prova está nas vitórias neste fim de semana, foram vitórias contagiantes. O automobilismo está no sangue da família e não podemos deixar de viver estes momentos especiais,” declarou Tita. Ela já foi considerada a “Mãe” do automobilismo capixaba e a primeira mulher a bandeirar uma corrida no Espírito Santo quando da realização da Fórmula BKR, criada pelo saudoso Geraldo Bata.