PF mira suspeitos de desviar geladeiras, fogões e outras doações para vítimas de chuva no ES
Policiais cumpriram mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados em Cachoeiro de Itapemirim
Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal nesta terça-feira (02) em Cachoeiro de Itapemirim. Os alvos da operação são suspeitos de desviar geladeiras, fogões e outros donativos que seriam encaminhados às vítimas de enchentes no Sul do Estado.
A operação “Black Friday” faz parte da investigação dos crimes de peculato e associação criminosa iniciada em 20 de junho. Segundo a Polícia Federal, o grupo teria subtraído diversos donativos que estavam armazenados na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Cachoeiro de Itapemirim.
A investigação aponta que as subtrações teriam ocorrido em 02, 08 e 16 de junho. O principal articulador seria um empregado terceirizado da Conab, que, com outras três pessoas, teria retirado sem autorização e clandestinamente 49 geladeiras, 43 fogões, oito cestas básicas, 153 itens de higiene pessoal, entre outros materiais que se destinavam à doação.
As doações eram armazenadas na Conab por meio de um contrato firmado entre a empresa pública federal e a Defesa Civil do Espírito Santo, que colaboram com a investigação para esclarecer os fatos.
A operação recebeu o nome “Black Friday” em referência ao famoso evento de compras que ocorre anualmente, caracterizado por grandes descontos e promoções, fazendo com que os consumidores saiam das lojas carregando diversas mercadorias. Caso condenados, os investigados poderão receber penas de até 15 anos de reclusão e multa.