Pesquisa Genial Quaest aponta que somente 9% dos entrevistados consideram o atual Governo melhor que o anterior
A pesquisa da Genial Quaest, divulgada nesta quarta-feira (22), revela percepções do mercado financeiro sobre os primeiros onze meses da terceira gestão do presidente Lula. Os dados indicam uma queda acentuada na avaliação do governo, com o índice de aprovação caindo para 9% em novembro, uma diminuição significativa em relação aos 12% observados em setembro e ao pico de 20% em julho.
O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também enfrenta desafios, com sua avaliação caindo para 43% em novembro, contra 46% em setembro e um pico de 65% em julho. Essa queda ocorre em um contexto onde Haddad é frequentemente desautorizado pelo presidente Lula.
Quando comparada à equipe econômica da gestão anterior, apenas 8% dos entrevistados consideram a atual equipe melhor, 12% a avaliam como igual, e a maioria esmagadora, 80%, acredita que ela é pior.
As expectativas para a economia brasileira também são pouco otimistas: apenas 21% dos entrevistados acreditam que ela irá melhorar, 24% acham que permanecerá igual, e 55% preveem uma piora.
Além disso, o mercado financeiro atribui o crescimento econômico do país mais a “medidas anteriores” (67%) e ao “cenário internacional” (28%), do que ao atual governo, que recebe apenas 5% de crédito pelo desempenho econômico.