Pesquisa afirma que casos de câncer ocular podem aumentar em 70% até 2050

Compartilhe

Um levantamento realizado pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC, da sigla em inglês) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), revelou que os casos de câncer vão crescer em até 77% , até o ano 2050, esse número representa cerca de 35 milhões de novos casos.

Pacientes com 75 anos ou mais correm um risco maior de desenvolver câncer ocular. Porém, a pesquisa revela que as crianças não estão fora de risco. O chamado retinoblastoma, câncer que acomete a região da retina, é o principal câncer ocular que afeta crianças de até 5 anos de idade e, de acordo com o estudo, pode haver um aumento de 25% dos casos até 2050.

De acordo com o médico oftalmologista, Bruno Valbon, o retinoblastoma é um tumor maligno que acomete a retina de um ou ambos os olhos . Além disso, o especialista pontua: “Existem outros tumores intraoculares, que surgem nos tecidos localizados dentro do olhos, são eles: retina (retinoblastoma e coroide (melanoma maligno e metástases provenientes de outros órgãos”, explica.

É importante ressaltar que os sinais de câncer ocular são bastante sutis, muitas vezes até assintomáticos, no início do quadro. Dessa forma, as consultas regulares ao oftalmologista são imprescindíveis. “O câncer no olho pode levar à perda de visão, dor ocular, percepção de manchas no campo visual ou surgimento de lesões elevadas na superfície do olho que costuma crescer de forma rápida”, disse Valbon.

O médico compartilha que existem algumas formas de prevenir o aparecimento do câncer ocular. “A melhor forma de se proteger desses tumores seria a proteção ocular de sol, chapéus ou viseira para evitar exposição da região periocular (pálpebras). O câncer da superfície ocular é provocado pela exposição aos raios ultravioletas”, afirma.

 

Fonte: ES Hoje


Compartilhe