Parques naturais de Vitória contam com serviço de manutenção dos aceiros
Prevenção! Para prevenir quanto a ocorrência de incêndios em áreas verdes da capital, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realiza, nos parques naturais de Vitória, o trabalho de manutenção dos aceiros florestais.
Este tipo de serviço é feito no entorno das florestas, visando a descontinuidade de material vegetal que pode servir de combustível e, assim, interceptar o fogo nos casos incêndios, evitando sua propagação.
Os aceiros também servem para acesso das equipes de fiscalização, manutenção, vigilância e combate a incêndios que atuam nessas áreas. Nos parques da capital, estes caminhos têm até 6 metros de largura.
Os parques naturais Gruta da Onça, na região central da capital, e do Vale do Mulembá e de Tabuazeiro estão recebendo essa manutenção. Em seguida, o trabalho segue para a Fonte Grande e para a Pedra dos Dois Olhos. Estes parques possuem grande área de vegetação.
“A abertura de aceiros para a defesa de florestas é uma prática ambiental em locais onde pode ter incidência de incêndios e queimadas”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger. Ele lembra este período do ano, com clima mais frio e seco, é propício incêndios.