O metabolismo fica mais lento com a idade? Descubra!
Com certeza você deve ter escutado em algum momento que o metabolismo fica mais lento com o passar dos anos e por isso emagrecer fica cada vez mais difícil, não é mesmo?!
A “desaceleração” do seu metabolismo pode ocorrer por fatores relacionados à diminuição da produção de alguns hormônios relacionados a processos importantes no corpo, como a construção de massa muscular. Havendo maior dificuldade em produzir esse tecido, o acúmulo de gordura pode se sobressair.
A notícia boa é que isso não acontece da forma rápida como imaginam, e esse declínio na taxa metabólica basal não é suficiente para atrapalhar o seu emagrecimento de forma tão impactante.
Mas agora que você já sabe disso, o que pode estar alterando a sua perda de peso de forma direta? Aqui tem algumas hipóteses:
Dieta muito calórica
Comer pouco não é sinônimo de ingerir poucas calorias. Dessa forma, você deve se atentar à qualidade nutricional e energética dos alimentos que compõem a sua rotina alimentar. Mesmo saudáveis, alguns alimentos como abacate, oleaginosas, chia e sementes diversas são fontes de gorduras boas e possuem mais calorias que frutas e vegetais.
Falta de atividade física
A dieta isolada pode te emagrecer, mas ao adicionar um exercício físico na rotina você aumenta o seu gasto energético total e por consequência ainda mantém o déficit calórico ajustado. Reservar algumas horas do dia para a prática de atividades vai te auxiliar no processo.
Noites de sono ruins
Dormir regula todos os processos metabólicos do corpo. Ao ter privação de sono, seu organismo acaba tendo uma piora na resposta e liberação de hormônios, o que pode aumentar a sua fome e diminuir a saciedade, mesmo seguindo uma dieta rica em nutrientes. Além disso, o desejo por comidas mais palatáveis fica maior e o seu consumo contribui com o ganho de peso.
Ajustando pequenas ações no seu dia, já é possível ver uma melhora nos resultados da sua saúde física. Por isso é muito importante ficar atento às práticas citadas acima.