O frio impacta a libido na menopausa?

Compartilhe

De acordo com a ginecologista Loreta Canivilo, queda da temperatura pode afetar a vida sexual das mulheres

Com a chegada do inverno, notamos mudanças de comportamento do ser humano. Os dias frios causam alterações no metabolismo feminino, principalmente em mulheres que passam pela “menopausa”, um termo usado para se referir ao término das menstruações. A queda da temperatura gera desânimo, tristeza e promove a sensação de um estado emocional abalado, fazendo com que a mulher não tenha vontade e prazer de fazer sexo.

Estudos comprovam que o frio muda a liberação de hormônios sexuais. “Este desânimo que aumenta no inverno pode afetar a vida sexual das mulheres”, afirma a especialista em reposição hormonal, que ressalta também que a libido não depende somente de hormônios sexuais, mas é controlada também pela luz do dia, que traz ânimo, alegria e promove um efeito antidepressivo.

Mas, o que fazer para aumentar a libido e a disposição de realizar o ato sexual neste período? “O ideal é executar exercícios físicos, que estimulam a liberação de endorfina e serotonina, que são hormônios que promovem a sensação de felicidade e bem-estar no corpo humano, gerando prazer ao fazer sexo”, reforça a médica Loreta Canivilo.

A especialista indica também que, em casos de anormalidade, o correto é visitar a ginecologista que irá avaliar e indicar os procedimentos corretos que devem ser seguidos.

Sugestão de fonte

Médica ginecologista, obstetra e ginecoindócrino Loreta Canivilo, especialista em reposição hormonal feminina

Experiente na área, a ginecologista, obstetra e ginecoindócrino Loreta Canivilo é especialista em assuntos relacionados a reposição hormonal, estética íntima feminina e tratamentos de doenças do útero e endométrio.

A profissional possui diversas pós-graduações em instituições de referência como: Reprodução, Ginecologia Endócrina no Hospital Sírio Libanês e Medicina em Estado da Arte no Hospital Albert Einstein. É especialista em Nutrologia e Endocrinologia pela Faculdade BWS, referência em educação em medicina.

Nas redes sociais, Loreta já possui mais de 30 mil seguidores – @draloreta, e oferece conteúdo explicativo sobre assuntos relacionados à saúde da mulher, gestação, reposição hormonal e implantes.

Loreta Canivilo também é idealizadora de projeto social, em parceria com o Instituto BWS – onde também ministra aulas -, que promove atendimento de saúde feminina gratuito a mulheres em situação de vulnerabilidade.

A especialista está à disposição para falar sobre os seguintes assuntos:

– Cirurgia Íntima;

– Reposição Hormonal;

– Saúde da mulher;

– Doenças do sistema reprodutivo feminino;

– Menopausa;

– Sexualidade da mulher;

– Estética Íntima;

– Gravidez tardia.


Compartilhe