Nova ‘rede social’ vai facilitar marcação e pedidos a doadores no ES; saiba como funcionará

Compartilhe

Ferramenta que será lançada nesta quarta-feira (14), quando se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, vai compartilhar pedidos de doação de sangue e informar onde as pessoas podem ajudar.

Nesta quarta-feira (14), data em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, o governo do Espírito Santo lança o aplicativo “Gota de Vida”. Com o objetivo de facilitar e fidelizar os novos doadores, a ferramenta também vai permitir que os usuários peçam doações de sangue em um sistema parecido como uma rede social.

O coordenador de Avaliação e Captação de Tecnologias do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Rafael Duarte, explicou que a ferramenta vem sendo pensada desde outubro de 2021.

“Nossa ideia surgiu a partir das recorrentes baixas nos estoques de sangue aqui no estado e estamos em uma nova plataforma para impulsionar as ações e melhorar os processos de doação de sangue”, contou Rafael Duarte.

Como uma rede social

Ao entrar na plataforma, os usuários terão acesso a diversas funcionalidades, desde questionários para saber se estão aptos a doar até o agendamento para uma doação, como explica Giulyana Alvarenga, designer do aplicativo.

“O usuário vai poder agendar a doação pelo aplicativo nas unidades do Hemoes (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo) de Vitória, Colatina ou Linhares. Pode ainda fazer o questionário para ver se ela está apta ou terá que esperar um pouco mais para doar sangue”, explica.

Governo do estado lança aplicativo “Gota de Vida” para impulsionar a doação de sangue no Espírito Santo — Foto: Governo do Espírito Santo

Se uma pessoa fez tatuagem recentemente, por exemplo, a plataforma vai informar que é necessário esperar 12 meses para realizar a doação.


Compartilhe