Na Capital, manifestantes clamam pela reativação do Consea
O “Banquetaço”, realizado na última terça-feira, 21, na Praça João Clímaco, em frente ao Palácio Anchieta, mobilizou um grande número de entidades da sociedade civil e envolvidos na defesa do retorno das atividades do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea/ES. O evento destacou a importância da participação popular na formulação e acompanhamento da Política de Segurança Alimentar e Nutricional do Espírito Santo – Polisan/ES.
Além de reivindicar a reativação do conselho, o “Banquetaço” também promoveu ações diretas para os presentes, com a distribuição de refeições. Durante a manifestação, foi apresentado um documento com 55 assinaturas de organizações comprometidas com a segurança alimentar e nutricional. Este documento foi entregue ao governador Renato Casagrande e solicita a abertura do processo eleitoral para o conselho, assegurando a participação ativa da sociedade civil na gestão das políticas relacionadas.
Desde julho de 2024, o Consea-ES está inativo, e os organizadores do “Banquetaço” buscam a eleição de uma nova diretoria que garanta uma composição com dois terços de representantes da sociedade civil e um terço do poder público.
Fotos: Arquivo Rosemberg Moraes Caitano