Mundial de Clubes 2025: Brasil é o país com mais representantes; veja a lista
Palmeiras, Flamengo, Fluminense terão a companhia de Botafogo ou Atlético-MG no Super Mundial de Clubes que a Fifa vai realizar em 2025, nos EUA
Pela quarta vez em cinco anos, a final da Libertadores terá um confronto entre dois times brasileiros. No dia 30 de novembro, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, na Argentina, Botafogo e Atlético-MG decidem a competição em jogo único.
Além do título em jogo, a definição dos finalistas garantiu o Brasil como o País com o maior número de representantes no Super Mundial de Clubes de 2025, que será disputado nos Estados Unidos.]
Em 2025, o Brasil terá quatro representantes no Super Mundial de Clubes da Fifa: Palmeiras (campeão da Libertadores de 2021), Flamengo (campeão da Libertadores de 2022), Fluminense (campeão da Libertadores de 2023) e o vencedor do confronto entre Atlético-MG e Botafogo.
A decisão da Libertadores, inclusive, é a última das 32 vagas que a Fifa planejou para o Mundial de Clubes. Após a final, todos os clubes classificados para a disputa serão conhecidos.
A entidade já definiu que eles serão divididos em oito grupos de quatro times cada, se enfrentando em turno único. Os dois melhores de cada chave vão avançar às oitavas de final. E o mata-mata será realizado em confronto único até a final, sem a disputa do terceiro lugar.
O torneio contará com representantes das seis confederações continentais. Na América do Sul, a Conmebol teve direito a seis vagas; além dos quatro brasileiros, Boca Juniors e River Plate se garantiram na disputa da competição no próximo ano.
México, com três times, e Inglaterra, Alemanha e Itália, com dois clubes cada, são os outros países que mais terão clubes em busca do título mundial.
VAGA NA COPA INTERCONTINENTAL
Além da classificação para o Super Mundial, o campeão da Libertadores de 2024 garante vaga na Copa Intercontinental, que será disputada em Doha, no Catar, a partir de dezembro.
O representante da Conmebol irá enfrentar o Pachuca, do México, nas quartas de final. Em caso de vitória, ainda terá de encarar o Al Ahly, do Egito, antes de uma final com o Real Madrid.