Mulher de 82 anos morre enquanto esperava vaga em hospital do ES

Compartilhe

Familiares de Idalia Barcelos Campos disseram que ela ficou esperando mais de 26h no PA do Trevo em Cariacica, na Grande Vitória para ser transferida para um hospital.

Uma mulher de 82 anos morreu em um pronto-atendimento de Cariacica, na Grande Vitória, aguardando vaga em um hospital. Segundo a família de Idalia Barcelos Campos, ela passou mais de 26h à espera de um leito para ser transferida. A Secretaria Estadual de Saúde confirmou que estava tentando uma vaga num hospital para a paciente, mas que um agravamento súbito impossibilitou a conclusão da transferência.

A família contou que Idalia deu entrada no Pronto-Atendimento de Alto Lage com muita falta de ar por volta das 11h da manhã de sábado (20).

” Ela veio com um quadro de falta de ar, bastante tosse. Foi atendida normalmente, porém, foi constatado que ela estava com a saturação muito baixa, abaixo de 70. Isso já apresentava um quadro bastante grave”, disse José Anisio de Almeida, genro de Idália.

A filha e o genro da paciente disseram que foram informados pela equipe médica do plantão que ela precisaria de uma vaga em um hospital. Mas, de acordo com a família, eles esperaram mais de 26h, não tiveram uma resposta e a mulher faleceu.

“Teve uma pequena melhora e ela voltou para um quarto. A partir daí ela foi agravando. Quando a minha esposa, que estava ao lado, percebeu, ela estava sem conseguir falar. Ela tentou falar, mas ela não respondia. Aí ela chamou a médica e tentaram reanimar, mas não foi possível”, contou o genro.

A morte de Idalia foi constatada por volta das duas horas da tarde de domingo (21), cerca de 26h após ela ter dado entrada no pronto-atendimento. Para a família, ela foi mais uma vítima de negligência por parte do sistema público de saúde.

A paciente deu entrada no Pronto Atendimento de Alto Lage, em Cariacica — Foto: Reprodução/TV Gazeta

José ainda contou que o pronto-atendimento estava lotado no sábado e que até a polícia foi chamada.

“Houve até confusão aqui dentro, foi chamado a polícia, o PA estava totalmente lotado, teve muita confusão aqui dentro”, afirmou José.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) lamentou o ocorrido e ressaltou que prestou completo atendimento à paciente Idália Barcelos Campos.

A paciente deu entrada no PA do Trevo de Alto Lage no sábado (20) relatando fraqueza, perda de apetite, tosse produtiva com rajada de sangue, quadros esses associados à febre há cinco dias. Foi admitida no PA, apresentou melhora nos sintomas após ser medicada e chegou a ser incluída no sistema de regulação de vagas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

No domingo, a paciente teve uma parada cardiorrespiratória e, após tentativas de reanimação, não resistiu e veio a óbito.

A paciente foi encaminhada para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) para identificação da causa da morte.

A Secretaria da Saúde (Sesa) disse que a vaga para a paciente estava sendo providenciada, porém, lamentavelmente, a paciente sofreu um agravamento súbito que impossibilitou a conclusão da transferência.


Compartilhe