Ministro do TCU, Augusto Nardes, trazem críticas sobre governança, COP-30 e infraestrutura
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, faz comentários relacionados à governança pública, clima, segurança e infraestrutura. Nas gravações, o ministro faz análises e críticas sobre desafios que, segundo ele, afetam o país em áreas estratégicas.
Em um dos áudios, Nardes comenta o clima político e organizacional em torno da COP 30, que será realizada no Brasil, destacando preocupações com preparação e coordenação. Em outro trecho, o ministro afirma que o país “precisa ter governança”, apontando falhas estruturais na forma como decisões estratégicas vêm sendo conduzidas.
O ministro também declara que o Brasil não tem capacidade de priorizar temas centrais, mencionando que questões urgentes acabam sendo deixadas de lado. Em outra fala, ele aponta a falta de prioridade para a infraestrutura, classificando o cenário como um entrave para o desenvolvimento nacional.
No quinto áudio, Nardes critica a situação da governança na área de segurança, afirmando ser “vergonhoso” que o Paraguai esteja, segundo ele, fiscalizando ações brasileiras na região de fronteira.
Os cinco áudios podem ser acessados abaixo, na íntegra:
1️⃣ Clima na COP 30
2️⃣ Temos que ter governança
3️⃣ Não temos capacidade de priorizar os temas centrais
4️⃣ Não temos prioridade para a infraestrutura
5️⃣ “Vergonha, paraguais nos fiscalizando porque não temos governança de segurança”
