“Maior investimento de um hospital são as pessoas”, diz CEO do Hcor

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Em sua participação no Data Business Health, Fernando Torelly destacou a necessidade de investir no desenvolvimento da equipe e de novos líderes

Com o olhar voltado para o desenvolvimento de uma saúde cada vez mais humanizada, e além disso, personalizada, a medicina preventiva e os avanços tecnológicos tornam-se destaques em meio aos protagonistas do setor. Intervenções realizadas antes do aparecimento de doenças tendem a ser um dos pilares da saúde do futuro.

Especialistas da área afirmam, inclusive, que a longevidade não será somente uma questão de se viver mais tempo, mas de viver realmente com saúde.

O setor da saúde no Espírito Santo e no Brasil mostra-se cada vez mais promissor.  O crescimento econômico é marco em meio a esse avanço: a saúde gerou 8,4 milhões de empregos no Brasil em 2021, representando 7,7% do PIB.

Se aumenta a demanda, aumentam as exigências, as necessidades de investimentos em inovação. É preciso, portanto, aprimorar a qualidade do serviço ofertado.

Diante de um cenário com tantas possibilidades e também desafios, especialistas e players do setor se reuniram em Vitória para debater temas importantes na segunda edição do Data Business Health. Destaque para a escolha do tema: “Saúde do Futuro: tendências, inovações e oportunidades” como destaque.

Entre os principais pontos ao olhar para a saúde do futuro, especialistas buscam o equilíbrio. Inovar e manter a sustentabilidade financeira na saúde está entre os principais assuntos que circulam pelo setor.

Como garantir que todos, independentemente de sua condição social ou geográfica, tenham acesso às inovações que estão moldando o setor de saúde Como financiar sistemas de saúde que possam suportar tanto os altos custos das novas tecnologias quanto as necessidades de uma população envelhecida?

Atenção com a equipe e desenvolvimento de líderes

Em uma área ávida na busca por respostas e soluções, Fernando Torelly, CEO do Hcor, hospital referência em tratamentos cardiológicos e sediado em São Paulo, afirma que é preciso pensar em gestão de pessoas, integração de dados e conquistar um novo modelo de saúde que promova a saúde e não a doença, por exemplo.

Para Torelly, é preciso pensar em conjunto e transformar “competição em colaboração”.

“Substituir competição por colaboração é uma necessidade absoluta das nossas organizações. Mudar o mindset do modelo de governança é objetivamente o grande segredo e um dos pontos importantes o teu hospital ou a tua clínica, teu laboratório, ele tem que ser desejado pelos pacientes”.

Fernando destaca que para ser desejado, o olhar tem que estar voltado para a “beira do leito”, não só cuidando dos pacientes, mas dos colaboradores.

Contar com uma equipe unida, coerente e sólida também faz parte do universo de grandes hospitais distribuídos em vários estados brasileiros que vêm conquistando grandes números.

Torelly também fez uma análise de como o mercado se comporta, por vezes buscando soluções que não são eficientes

“O maior investimento de um hospital, de uma empresa, são as pessoas. A gente compra uma ressonância magnética ou faz uma obra ou investe um monte de dinheiro e não coloca dinheiro em um plano de capacitação de desenvolvimento de líderes. E quando alguém tem problema, a gente troca e coloca outra pessoa do mercado achando que é melhor do que aquele que tava lá. E não é! E a gente descobre isso depois de um ano. Este é o investimento mais importante. Investir em pessoas que trabalham com você”.

Como exemplo o CEO citou o MBA oferecido pelo Hcor onde profissionais de outras instituições são convidadas a ministrar. “A gente não está competindo. A gente não está preocupado em quem é mais bonito ou se um aparece e outro não aparece. Essa discussão em saúde não devia existir. Todo mundo devia trabalhar para melhorar a vida dos pacientes.

Hubio: tranformar o ES em referência de qualidade de vida

Mateus Starling, sócio e Distribuidor Sênior da Apex, compartilhou o que levou a empresa, junto com a Rede Vitória, a realizar um evento exclusivo para se conversar sobre o setor de saúde, o impulso que ele promove e investimentos feitos.

“Hubio é um empreendimento imobiliário, essencialmente, que está sendo desenvolvido aqui na Enseada do Suá, e já está muito próximo de ficar pronto. É uma torre de lajes coorporativas, mas que foi totalmente desenvolvida, desde a sua concepção, para que pudesse atender o setor de saúde primariamente. Uma das necessidades que o setor de saúde tem é de inovação, de transformação”.

Esse hub de inovação para a saúde poderá ser ocupado por startups de saúde, consultórios, clínicas e operadoras de planos de saúde, por exemplo. O objetivo é concentrar diferentes players do setor propiciando o desenvolvimento de serviços e soluções inovadoras.

O empreendimento idealizado pela Apex, com Incorporação da Cincorp e construção da Rdamázio teve um investimento de R$ 32,8 milhões.

Felipe Caroni, diretor executivo da Rede Vitória, falou sobre o papel da comunicação diante da relevância do mercado e seus desafios, vez que é de interesse de todos já que perpassa a vida da população.

“O nosso desafio como comunicação, o papel que a gente cumpre como veículo de comunicação, nós prestamos serviço para a população, serviços de utilidade pública. Fazer uma comunicação acertiva, apurada, com credibilidade. O que a gente discute aqui, quando fala de mercado futuro, é uma ótica mais empresarial do negócio do setor de saúde, mas quando a gente vai lá na ponta, existem outras discussões que precisam ser tratadas também”.

O Data Business Health foi realizado na quarta-feira (27), no Cinemark, em Vitória, e reuniu players de destaque da área da saúde no Espírito Santo e no Brasil.


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