Inteligência artificial pode ser aliada da logística
Especialistas explicam como essa tecnologia pode otimizar operações
A inteligência artificial permite que as empresas adotem processos mais ágeis, diminuam custos e melhorem ainda mais a qualidade dos serviços prestados.
De acordo com especialistas da South Cargo, empresa de NVOCC atuante em todo o mundo, a IA pode ser aplicada em diferentes áreas, como na gestão de estoques, previsão de demanda, roteirização de entregas e análise de dados. Para entender melhor como a IA pode ajudar na logística, é preciso entender o que é essa tecnologia.
Então, o que é Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial nada mais é que uma área da computação cujo campo de estudo é compreender a criação de máquinas capazes de simular a inteligência humana, aprendendo e se adaptando às diferentes situações do dia a dia.
A IA pode ser utilizada para otimizar funções repetitivas, identificar gargalos na logística, prever falhas, rastreio de cargas etc. Além disso, a inteligência artificial também processa um grande volume de dados ajudando na melhor tomada de decisão em diversas operações.
De acordo com o coordenador de TI da South Cargo Latam, Guilherme Oliveira, a inteligência artificial não é um vilão, como muitos pensam, mas “permite que as empresas adotem processos mais ágeis, diminuam custos e melhorem ainda mais a qualidade dos serviços prestados”.
Guilherme ainda destaca que ainda há desafios a serem superados até que a AI esteja totalmente inserida na rotina do comércio exterior. Um deles é a falta de mão de obra qualificada, um obstáculo que a South Cargo está driblando com investimento em capacitação tecnológica, além da adoção de sistemas que cada vez mais agilizem os embarques e potencializem os resultados para os clientes.