Guia de prevenção ao suicídio é lançado por OPAS e Ministério da Saúde
Esta é a primeira versão em português do guia Viver a Vida
Foi lançada, nessa quinta-feira, a primeira versão em português do Viver a Vida (guia de implementação para a prevenção do suicídio nos países), do Ministério da Saúde e da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde).
A publicação apresenta a abordagem criada pela Organização Mundial da Saúde para orientar países na implementação de medidas coletivas de prevenção ao suicídio. Segundo a OMS, em todo o mundo, mais de 700 mil pessoas tiram a própria vida a cada ano.
A publicação tem foco em quatro estratégias principais de prevenção: limitar o acesso aos métodos, capacitar a mídia sobre a cobertura responsável do assunto, promover habilidades socioemocionais entre adolescentes e garantir a identificação precoce, avaliação, gestão e acompanhamento de qualquer pessoa afetada por pensamentos e comportamentos suicidas.
Elisa Prieto, coordenadora de Equidade, Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Saúde Mental da OPAS, destacou que o guia Viver a Vida é prático e pedagógico.
No Brasil, em 2022, cerca de 16 mil mortes por suicídio foram notificadas no Sistema de Informações sobre Mortalidade. Um dos compromissos assumidos pelo país, em acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, é a redução desse número em um terço até 2030. Além do português, o guia Viver a Vida conta com versões em inglês, chinês, coreano e espanhol.