Futura: Weverson tem 57,3% dos votos válidos e Muribeca 42,7% no 2º turno na Serra

Compartilhe

Em relação à pesquisa anterior, publicada em 14 de outubro, houve pouca variação na intenção de votos válidos dos dois candidatos

O candidato do PDT a prefeito da Serra, Weverson Meireles, mantém a preferência do eleitor do município no segundo turno das eleições municipais deste ano. A nova pesquisa de intenção de voto realizada pela Futura no projeto 100% Cidades foi divulgada nesta quarta-feira (23).

Essa é a segunda rodada de pesquisas realizada pelo instituto para o 2º turno na Serra, única cidade capixaba que não elegeu prefeito em 6 de outubro.

Quando observada a intenção de votos válidos, que exclui o percentual de indecisos e pessoas que não responderam à pesquisa, Weverson e Pablo Muribeca, do Republicanos, tiveram uma pequena variação.

O aliado do atual prefeito, Sérgio Vidigal, saiu dos 57,1% que registrou na pesquisa divulgada em 14 de outubro, para 57,3% no novo levantamento. Já Muribeca foi de 42,9%, para 42,7% na pesquisa atual.

Na estimulada, vantagem também para Weverson

No cenário estimulado, quando os nomes dos dois candidatos são apresentados aos eleitores, Weverson aparece com 52,7% das intenções de voto, enquanto Muribeca soma 39,3%.

Cerca de 2,3% dos eleitores ouvidos disseram que não votariam em ninguém, branco ou nulo. Não souberam ou não responderam totalizam 5,7%.

Na pesquisa anterior, Weverson tinha 48,8% das intenções de voto, enquanto Muribeca somava 36,7% da preferência dos serranos. O percentual de votos em branco, nulo e pessoas que não souberam responder foi de 2,9%. Já não souberam, não responderam ou se mostraram indecisos foi de 11,6%.

Rejeição

A rejeição dos eleitores aos dois candidatos cresceu nos últimos dias. Na pesquisa anterior, quando questionados em quem não votariam de jeito nenhum, 39,3% citaram Pablo Muribeca e 19,2% disseram Weverson Meireles. Não souberam ou não responderam eram 12,2%, mas na pesquisa atual esse eleitorado indeciso registrou uma queda de 7,2 pontos percentuais.

Agora, Muribeca tem 41,2% de rejeição e Weverson 27,2%, um crescimento de 8 pontos percentuais. Cerca de 25,6% disseram que não rejeitam ninguém e 1% afirmou que rejeita os dois candidatos. Não souberam ou não responderam representam 5% dos entrevistados.

Cenário espontâneo

No cenário espontâneo, quando os entrevistados são questionados em quem votariam para prefeito, mas sem a Futura apresentar os nomes dos candidatos que estão no pleito, 40,4% disseram que votariam no aliado de Vidigal. Já Muribeca foi citado por 34,9% dos eleitores ouvidos.

Cerca de 1,9% citaram outros nomes, que não disputam o 2º turno. Ninguém, branco e nulo totalizam 4,2% e não souberam ou não responderam são 18,6% dos eleitores ouvidos.

Na pesquisa publicada em 14 de outubro, Weverson tinha menos adesão: 36,8%. Muribeca também cresceu nesse cenário, já que na ocasião registrava 30,6% das intenções de voto. Outros candidatos foram citados por 3,1%, votariam em branco, nulo ou ninguém foram 4%, e indecisos eram 25,6%.

Posicionamento político dos candidatos é importante?

O posicionamento dos candidatos é importante para a maioria dos eleitores, revela a pesquisa Futura. Cerca de 90,2% dos entrevistados responderam no novo levantamento que levam a posição política em consideração.

Para 6,5% dos eleitores, o posicionamento não é importante e 2,4% disseram “mais ou menos”. Entre os eleitores ouvidos, 0,9% não souberam ou preferiram não responder à questão.


Compartilhe