Flamengo joga mal e perde para o Aucas, estreante em Libertadores
Time de Vítor Pereira tem atuação apática e sofre virada no segundo tempo para o Aucas, em Quito, após abrir o placar com Matheus França. Próximo adversário do Flamengo é o Ñublense
Atual campeão da América, o Flamengo iniciou a Libertadores de 2023 com derrota. Nesta quarta, o time de Vítor Pereira não teve boa atuação diante do Aucas e perdeu por 2 a 1 no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda. Foi a estreia do atual campeão equatoriano na competição continental. Erick Castillo, que fez um gol, comandou o time, que chegou a virada com Ordoñez, aos 40 minutos da etapa final.
No Flamengo, foram poucos destaques positivos. Matheus França abriu o placar com um golaço, mas caiu de rendimento após o intervalo. Os atletas mais experientes, como Vidal e Gabigol, também foram mal e incapazes de evitar a primeira derrota do clube na Libertadores desde 2021. O próximo compromisso rubro-negro é neste domingo, contra o Fluminense, pela final do Carioca. Pela Copa, o time de Vítor Pereira volta a campo contra o Ñublense, no Maracanã, no dia 19 de abril.
Mantendo o sistema com três zagueiros, Vítor Pereira surpreendeu e fez nove mudanças em relação à equipe que venceu o Fluminense no último sábado. Apenas Santos e Matheus França foram mantidos, com Everton Ribeiro e Gabi voltando aos 11 e Marinho, Pablo e Wesley ganhando chances. As novidades não tiveram impacto no desempenho. A verdade é que, até os 40 minutos, o Flamengo foi um time lento e com dificuldade na transição para o ataque – em que pese a altitude.
Se conseguiu ter maior posse de bola, o Flamengo só construiu um bom lance, aos 22, que terminou em finalização ruim de Gabigol após passe de letra de Everton Ribeiro. O Aucas esbarrou nas suas próprias dificuldades. A única chance veio em bola parada, com Otero obrigando Santos a fazer grande defesa, ainda aos 9 minutos. E seria apenas a primeira boa intervenção do camisa 1.
MATHEUS FRANÇA CHAMA A RESPONSA!
Aposta de Vítor Pereira para substituir Arrascaeta, Matheus França foi quem chamou a responsabilidade. Em erro de saída de bola do Aucas, o jovem partiu para cima da marcação, se livrou de dois marcadores e, de dentro da área, tocou na saída de Hernán Galíndez: 1 a 0 em Quito!
AUCAS PRESSIONA E ACREDITA NA VIRADA
Se a defesa rubro-negra levou vantagem sobre o ataque local na primeira etapa, o cenário mudou após o intervalo. Com Quiñonez, Cifuente e Otero, o Aucas foi ganhando campo e chegando com perigo à área de Santos, que seguiu fazendo boas defesas e mostrando segurança na bola aérea.
Aos 13, porém, o goleiro do Flamengo nada pôde fazer quando Erick Castillo partiu para cima da marcação de Pablo, puxou para a entrada da área e chutou forte, no canto, para deixar tudo igual.
VAR EM AÇÃO E FRUSTRAÇÃO DO AUCAS
Depois de sofrer o empate, VP mexeu no time: entraram Varela, Ayrton Lucas e Gerson. As mudanças não foram a tempo de diminuir o ímpeto do Aucas, que, aos 20, aproveitou mais um vacilo defensivo do Fla. Castillo venceu a marcação de Rodrigo Caio e Pablo e tocou na saída de Santos. Na comemoração, tirou a camisa e fez o gesto característico de Gabi. A festa, porém, não durou. Após revisão do VAR, o gol foi anulado por falta em cima de Ayrton Lucas no início do lance.
FLA NÃO REAGE, E AUCAS FAZ HISTÓRIA!
Sem reação – seja pelo desgaste e efeito da altitude ou por outro motivo -, o Flamengo seguiu apático diante de um Aucas cada vez mais confiante. Se Gabigol perdeu as chances que teve para marcar seu gol, o Aucas foi muito mais eficiente. Em lance similar aos dois gols sofridos anteriormente, Ordóñez recebeu a bola nas costas dos defensores e, com um toque, tirou de Santos e marcou o gol da virada aos 40 minutos. A partir daí, pouco futebol – detalhe para a torcida equatoriana, que estreou na Libertadores em grande estilo.