Estacionamento rotativo volta a ser cobrado em Vila Velha; veja valores
Sistema foi retomado nesta segunda-feira na Glória e até a primeira quinzena de novembro será levado também para o Centro de Vila Velha
Após quase dois anos desativado, o estacionamento rotativo de Vila Velha volta a funcionar a partir desta segunda-feira (23). Inicialmente, o serviço estará disponível apenas para o Polo de Moda Glória, mas a prefeitura comunicou que o rotativo será implantado até a primeira quinzena de novembro também no Centro da cidade.
Intitulado de “Zona Azul”, o novo sistema agora é fiscalizado por agentes da Guarda Municipal de Vila Velha, que utilizam uma viatura equipada com câmeras para fazer a leitura das placas dos veículos.
As taxas de estacionamento são de R$ 0,50 para carros e R$ 0,25 para motos, cobradas a cada período de 15 minutos de permanência no estacionamento.
O tempo máximo permitido será de três horas, sem possibilidade de prorrogação ou renovação do tempo.
Além disso, os motoristas poderão utilizar a vaga gratuitamente por até 15 minutos, desde que ativem essa opção no aplicativo.
A tarifa do estacionamento poderá ser adquirida pelo aplicativo “Vaga Legal”, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Caso o crédito não seja utilizado, ele retorna à carteira digital do usuário.
O rotativo também poderá ser pago em 42 pontos de vendas, distribuídos no comércio local, ou pelo QR Code disponível nas placas de sinalização, já instaladas na Glória.
O pagamento no comércio pode ser realizado por dinheiro em espécie, cartões de débito, crédito ou PIX.
O Zona Azul funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. Aos domingos e aos feriados não serão cobradas as taxas.
Ao todo, o novo sistema de estacionamento rotativo contemplará 755 vagas. Motocicletas, motonetas e ciclomotores terão locais de estacionamento previamente estabelecidos e não poderão utilizar as vagas destinadas aos carros.
Quem tem direito à isenção na tarifa de estacionamento?
Os moradores dos bairros contemplados que moram em edifícios sem vaga de garagem, que deixam os veículos nas ruas, terão de realizar o pedido de isenção do Zona Azul, na sede da Prefeitura de Vila Velha.
Também terão isenção de taxa idosos e pessoas com mobilidade reduzida, desde que estejam estacionados nas vagas destinadas a esses públicos e que estejam com as credenciais visíveis nos veículos. Credenciais fornecidas por outros municípios também são válidas.
Tanto o idoso, quanto a pessoa com a mobilidade reduzida também precisarão indicar no aplicativo que estarão utilizando a vaga. No entanto, nesses casos, o valor não será cobrado.
“No próprio aplicativo, nós temos a gratuidade de 15 minutos a todos os usuários. E os usuários idosos e os PCDs (pessoas com deficiência) também deverão fazer o uso dessa gratuidade de 15 minutos no aplicativo”, explicou o secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes, em entrevista à TV Vitória/Record TV.
Guarda Municipal também fiscalizará veículos com restrição
Além de serem responsáveis pela fiscalização do novo sistema de estacionamento rotativo, as viaturas da Guarda Municipal de Vila Velha serão adaptadas com o sistema de muralha eletrônica, que poderão detectar veículos com restrição de furto ou roubo.
De acordo com o major Rogério Gomes, a integração com os sistemas nacional e estadual permite que, em tempo real, os guardas sejam informados sobre restrições de veículos e foragidos da Justiça. Esse, segundo ele, é um grande diferencial do sistema ser operado por agentes da Guarda e não civis.
“Essa integração em tempo real permite que a Guarda aja rapidamente para tirar de circulação criminosos e possíveis ameaças, como um veículo com placas clonadas, por exemplo. Por isso a viatura usada no monitoramento está integralmente preservada, com compartimento para que seja possível condução de suspeitos”.
Já o prefeito Arnaldinho Borgo destacou que o rotativo tem como objetivo trazer segurança e democratização do estacionamento.
O prefeito ressaltou ainda a importância do novo sistema, que permite que a prefeitura fique com 100% do recurso arrecadado. Antes, apenas 4% era retido aos cofres do município.
“As viaturas terão como missão ajudar na segurança urbana do Polo de Modas, um dos pontos que vamos monitorar. Assim, a Glória terá uma viatura exclusiva monitorando não só vagas de estacionamento, mas inibindo que veículos com restrição de furto e roubo, assim como criminosos foragidos da Justiça circulem pelo local. Além disso, todo o recurso do estacionamento será destinado ao Fundo Municipal de Segurança Pública, que voltará aos moradores e usuários como melhorias na sinalização viária e em segurança urbana”.
O secretário de Defesa Social e Trânsito de Vila Velha explicou que o rotativo poderá ser ampliado para outras regiões do município a partir de pedidos feitos por essas comunidades junto à prefeitura.