Empresas do setor de Construção Civil têm apoio especializado do Bandes para investir
Segmento faz parte da estratégia de negócios do banco
De olho na importância que o setor da Construção Civil tem no Produto Interno Bruto (PIB) para a geração de emprego e renda, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) apoia o crescimento de empresas capixabas que atuam dentro dessa cadeia produtiva, ofertando linhas de investimento fixo e misto que direcionam crédito para capital de giro e a compra de equipamentos e máquinas.
Nos últimos 12 meses, o índice da construção civil no Espírito Santo avançou em +0,52%, de acordo com o Sistema Nacional de Índices da Construção Civil (SINAPI-ES). Para que o segmento continue crescendo no Estado, o banco capixaba disponibiliza linhas de crédito competitivas, que permitem às empresas manter suas atividades, inovar e investir em sustentabilidade.
Responsável pela manutenção de cerca de 2,5 milhões de empregos formais em todo o País, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor de Construção Civil brasileiro vem trazendo estimativas de crescimento otimistas neste ano. Tanto em nível nacional quanto para nível estadual, os negócios alinhados à construção atuam em diversas frentes para a melhoria da infraestrutura como um todo.
O gerente de Negócios do Bandes e responsável pelo atendimento às empresas de construção, Ricardo Teixeira Mendes, destacou a importância da atividade produtiva para a geração de emprego, renda e de novas oportunidades de negócios. “O setor de construção civil exerce atividades que são essenciais para a manutenção de diversos postos de trabalho no Espírito Santo, apresentando um amplo raio de desempenho no setor produtivo capixaba”, destacou.
Gerando impacto sustentável
O empresário do segmento de Construção Civil e que atua em toda a cadeia produtiva pode investir com recursos do Bandes na aquisição de máquinas e equipamentos, além de investir em tecnologia, práticas renováveis e inovação. A atualização constante de maquinário e a adoção de processos mais sustentáveis são diferenciais competitivos.
Cada etapa da cadeia produtiva da construção civil agrega valor ao produto final. Esse encadeamento de empresas ligadas ao setor envolve diversos segmentos, que vão desde a extração de matéria-prima bruta, como minérios, até a indústria de materiais de construção, o comércio dos produtos, setor de serviços, como engenharia e arquitetura, além das construtoras que executam a obra e o posterior uso e operação.
Para fortalecer o desenvolvimento sustentável e gerar impacto para o Espírito Santo em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), as indústrias capixabas podem aplicar projetos que contribuam para a sustentabilidade social, ambiental e governamental.
Crédito para manutenção das atividades
O Bandes oferece linhas de crédito que possibilitam reformas, troca de equipamentos, relocalização ou a mudança de processos nas empresas. Com o crédito da linha para materiais industrializados, por exemplo, é possível financiar a compra de matéria-prima para empresas de todos os portes.
Outra possibilidade de investimento são as linhas para máquinas e equipamentos e de baixo carbono, e que permitem a compra de equipamentos para aumentar a capacidade produtiva ou até mesmo investir em eficiência energética para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Também é possível apoiar a ampliação de espaços, a relocalização, o desenvolvimento tecnológico, os projetos de inovação e a digitalização de processos por meio dessas linhas.
Informações sobre financiamento:
Informações à imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424