Deputado destaca resultados do programa Estado Presente

Compartilhe

Mazinho dos Anjos comemora dados referentes à redução de homicídios e crimes contra o patrimônio no norte do estado

Durante a Fase das Comunicações da sessão desta terça-feira (25), o deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) elogiou os resultados do programa Estado Presente na Região Norte do Espírito Santo, onde estão 12 municípios. A política pública foi lançada em 2011 com foco na redução de homicídios em áreas com maior vulnerabilidade social.

Segundo dados do programa do governo do Estado, em 2009, a região atingiu um pico de 375 homicídios, enquanto em 2024 esse número caiu para 173 homicídios. “Foi o menor da série histórica dos últimos 23 anos, uma redução de 33% em relação à média dos 22 anos anteriores. Em relação a 2009, uma redução de 53,86%”, comparou.

O parlamentar destacou que também despencaram as demais formas de crimes, como roubos e furtos, inclusive de veículos, e tráfico de drogas. “É preciso mostrar os bons resultados. Sabemos, como diz o governador Casagrande, que não podemos comemorar enquanto houver um crime no Estado. Mas a redução gradativa, ano a ano, nos dá esperança de construir um estado mais seguro”, comemorou.

Crimes rurais

Mazinho dos Anjos também destacou a força-tarefa que foi criada recentemente para combater crimes rurais. “O Estado vai estar presente e atuante para abrir inquéritos e punir quem comete crime contra o produtor rural, quem invade terra, rouba bomba, café e pimenta, quem aterroriza o produtor. A Polícia Civil e Militar e a Secretaria de Segurança vão estar presentes com essa força-tarefa para combater, instaurar o inquérito e encaminhar ao Judiciário, para que as pessoas sejam condenadas. Quem comete crime no Espírito Santo não vai ter sucesso”, finalizou.

Câmeras no Centro

Outro assunto da Fase das Comunicações foi a retirada, por uma decisão da Justiça, de câmeras particulares de vigilância no Centro de Vitória. A iniciativa de colocar as câmeras foi de um comerciante da região, que havia sido furtado dezenas de vezes. Com recursos próprios e com a mobilização de outros empreendedores, ele filmava uma extensão equivalente a um quilômetro. Porém, recebeu uma determinação para retirar os equipamentos. A ação foi movida em 2023 pelo ex-vereador da capital e advogado André Moreira.

O deputado Coronel Weliton (PRD) defendeu o comerciante. “Nós sabemos que a Constituição Federal fala que segurança pública é dever do Estado e direito e responsabilidade de todos, e ele, enquanto cidadão, instalou as câmeras com recursos próprios, disponibilizou ao poder público, mas agora está sendo obrigado a retirar”, discursou.

Já a deputada Camila Valadão (Psol) parabenizou o ex-vereador. Segundo ela, de acordo com a denúncia ao Ministério Público, as câmeras espalhadas por vários locais utilizavam energia da EDP e geravam incômodo a diversos moradores, que se sentiam expostos e monitorados.

“Esperamos que a Prefeitura de Vitória dê mais atenção na área da segurança pública, da iluminação, das câmeras de videomonitoramento, fazendo aquilo que é o seu papel. E que a Justiça siga acompanhando pessoas que tentam se usurpar dessa atribuição pública, decidindo por si mesmo que devem monitorar determinadas áreas ou que são detentoras de câmeras”, afirmou.


Compartilhe