Congresso Nacional deve ter semana intensa, confira os destaques
Depoimentos às Comissões Parlamentares — do 8 de janeiro e do MST — são destaque na agenda do Congresso Nacional nesta terça-feira (15). Audiências públicas sobre taxas de juros e impacto da inflação para micro e pequenas empresas, além de reunião sobre energia eólica offshore e transição energética também merecem atenção
Muita movimentação no Congresso Nacional nesta semana. Reuniões, sessões e audiências públicas devem acontecer nos próximos dias no Senado e na Câmara dos Deputados. Confira alguns dos eventos previstos.
Na terça-feira (15), está prevista na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, a CPMI do 8 de janeiro, a oitiva de Adriano Machado, fotógrafo da agência Reuters que participou da cobertura dos atos de vandalismo e depredação em Brasília no início do ano. Também na terça-feira outra Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI do MST, terá depoimento. Será a participação do líder do Trabalhadores Rurais Sem Terra, João Pedro Stédile, sobre as ocupações promovidas pelo Movimento.
Ainda na terça, a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços realiza audiência pública sobre taxas de juros e impacto da inflação para as micro e pequenas empresas. Entre os convidados para o debate estão o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Aloizio Mercadante, e o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, além de outros representantes do setor bancário e também das micro e pequenas empresas.
A importância das micro e pequenas empresas para a geração de postos de trabalho é destacada pelo economista Newton Marques, que comenta a realização da audiência pública. “Como todos sabemos, a micro e pequena empresa é a que mais emprega mão de obra no país, e a taxa de juros e o impacto da inflação acaba corroendo os negócios no faturamento da micro e pequena empresa, por isso que é muito importante essa discussão, para ter políticas públicas”, ressaltou.
Já na quarta-feira (16), uma audiência pública da Comissão de Minas e Energia vai apresentar e discutir as ações da Petrobras em relação à energia eólica offshore e à transição energética. O presidente da Petrobras, Jean Paul Terra Prates, foi convidado para a reunião.
Para quinta-feira (17), está prevista uma sessão de debates temáticos no plenário do Senado Federal sobre a descriminalização do portes de drogas para consumo pessoal.
Fonte: Brasil 61