CNH Social: Inscrições para 3,5 mil vagas terminam nesta sexta
Os candidatos que não forem selecionados nesta lista terão uma nova oportunidade de serem contemplados na chamada única de suplentes
As inscrições para a segunda fase do programa CNH Social terminam nesta sexta-feira (28). Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), o número total de inscritos até o momento é de 64.445 pessoas.
Ao todo, foram disponibilizadas 3.500 vagas para os capixabas que desejam tirar carteira de motorista de graça. As vagas são para obter a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro); e, para aqueles que já são habilitados, a adição de categoria A ou B e a mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
Os candidatos que não forem selecionados nesta lista terão uma nova oportunidade de serem contemplados na chamada única de suplentes, que será divulgada no dia 11 de setembro, a partir de 12h, no site do Detran|ES.
A lista de suplentes tem o objetivo de oferecer as vagas não preenchidas após desclassificação de candidatos selecionados na primeira lista que não respeitarem os prazos estabelecidos no processo de habilitação.
Como fazer a inscrição para o CNH Social 2023?
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela página do programa no site do Detran, até as 23h59 do dia 28 de julho.
Para se inscrever, é necessário estar ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com os dados atualizados na Base Nacional do Cadastro até o dia 16 de junho de 2023.
O interessado deverá acessar o site do Detran-ES, entrar no banner ou no botão do programa CNH Social na página principal e inserir as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico.
O candidato deverá selecionar, também, a categoria desejada, entre as seguintes opções: Primeira Habilitação categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro) para quem ainda não é habilitado.
Quem já tem carteira de motorista poderá selecionar Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta). Vale destacar que, após realizada a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida.
É importante o candidato ter ciência de que ele é o responsável por acompanhar todos os prazos e publicações referentes ao programa CNH Social. Caso seja selecionado e não faça a matrícula, o candidato ficará impedido de participar de novas seleções por três anos.
Quais são os requisitos para participar do CNH Social?
– Ter mais de 18 anos;
– Saber ler e escrever;
– Possuir CPF e Carteira de Identidade ou equivalente;
– Comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo;
– Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH;
– Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com dados atualizados até 16 de junho de 2023;
– Possuir renda familiar de até 02 (dois) salários mínimos;
– Não possuir deficiência que impeça a obtenção da CNH.
Como as vagas são distribuídas?
– 40% para a primeira habilitação (A ou B)
– 20% para a Adição de Categoria A ou B
– 40% para a Mudança de Categoria D ou E.
O objetivo é dar um foco na capacitação profissional, visando oportunizar aos condutores a inserção no mercado de trabalho e o aumento da empregabilidade.
Como funciona a seleção do CNH Social?
A seleção dos candidatos é realizada de forma eletrônica, sem interferência humana, de acordo com os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no CadÚnico, considerando os critérios de menor renda per capita; maior número de componentes no grupo familiar; candidatos com Ensino Fundamental completo; beneficiário do Bolsa Família; e data e hora de inscrição.